Mestrado Joaçaba

Mestrado Acadêmico em Educação

Esse programa visa formar educadores comprometidos com a investigação científica e o trabalho pedagógico em instituições de ensino e demais espaços educativos, capazes de refletir, analisar, criticar e propor alternativas que contribuam para a solução de problemas socioeducativos, fomentando o desenvolvimento regional em suas diferentes dimensões.
 


I - Formar profissionais pós-graduados comprometidos com a investigação científica, ensino, extensão e demais atividades inerentes ao exercício da profissão docente em todos os seus níveis.

II - Promover a investigação de problemas educacionais e contribuir para a formulação de alternativas de solução.

III - Contribuir com os processos e os atores do desenvolvimento regional, sobretudo na melhoria da qualidade da educação regional, estadual e nacional.

IV - Estimular a socialização de conhecimentos e de experiências educativas, ampliando o intercâmbio e as trocas com a comunidade educacional e a sociedade em geral.

V - Contribuir para a realização da missão da Unoesc: "Formar pessoas, produzir conhecimentos e oferecer serviços voltados ao desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural do Oeste de Santa Catarina."

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) – Mestrado foi criado no ano de 2002, tendo obtido recomendação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2006. O Programa propõe-se a formar pesquisadores comprometidos com a investigação científica no âmbito das políticas e processos educativos. Até 2011, era o único Programa stricto sensu na mesorregião Oeste de Santa Catarina.

Os desafios do contexto regional, nacional e internacional, no campo da educação, constituíram a razão da sua criação consoante a missão da Unoesc “Formar pessoas, produzir conhecimentos e oferecer serviços voltados ao desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural do Oeste de Santa Catarina.” Desde a recomendação pela Capes, o PPGEd tem qualificado sua inserção, em diferentes instâncias, contribuindo para a capacitação de pesquisadores catarinenses, assim como de outros estados brasileiros.

Tendo em vista a convergência entre a proposta educativa e a produção científica de docentes e discentes, o Programa tem como área de concentração Políticas e Processos em Educação. Essa área se desdobra em duas linhas de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania e Processos Educativos, a partir das quais se articulam os Grupos de Pesquisa.

Em consequência de resultados das avaliações da Capes e de perspectivas contemporâneas no campo da educação, em 2011 o Programa reformulou sua proposta pedagógica e curricular tendo em vista a ampliação e o fortalecimento da formação científica enquanto eixo estruturante e organizador do conjunto de atividades da comunidade acadêmica. As mudanças curriculares efetuadas permitiram reforçar a organicidade entre Linhas de Pesquisa, Grupos de Pesquisa e as produções docente e discente do Programa.

Políticas e Processos em Educação:

Nessa área estão contempladas as relações entre as políticas públicas no campo da educação, as teorias e as práticas pedagógicas e seus impactos sobre os processos educativos escolares, não escolares, de formação e de profissionalização docente, tendo em vista a produção de conhecimentos e a formação de pesquisadores que impactem positivamente a agenda de desenvolvimento regional.

Educação, Políticas Públicas e Cidadania

Propõe investigar as políticas educacionais, nomeadamente as de formação e trabalho docente, de avaliação e regulação da educação escolar, de gestão educacional e outras que informam a ação do Estado e as transformações ocorridas no campo educacional nos diferentes níveis, períodos e contextos sócio-históricos.

Docentes:

Elton Luiz Nardi 

Leda Scheibe

Luiz Carlos Lückmann

Luiza Helena Dalpiaz

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Marilda Pasqual Schneider

 

Processos Educativos

Produzir conhecimentos; formar pesquisadores e educadores que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, a partir das relações que se estabelecem entre as diversas perspectivas teóricas e as práticas pedagógicas nos diferentes níveis e processos educacionais.

Docentes:

Clenio Lago

Maria Teresa Ceron Trevisol

Maurício João Farinon

Ortenila Sopelsa

Paulino Eidt

Roque Strieder

Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania

Grupos de Pesquisa 

GEPPeC - Educação, Políticas Públicas e Cidadania

GEPPES (Unoesc/Sul) - Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior

 

Linha de Pesquisa Processos Educativos

Grupos de Pesquisa 

Formação Docente e Práticas de Ensino

GEPeFE - Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação

Período
2 anos (24 meses)
Horários
8 h as 12 h e das 13h15 as 17h15 (aulas)
Carga horária
465 horas
Vagas
25
Início das aulas
2º semestre (geralmente mês de agosto)
Local
Unoesc Campus Joaçaba - Bloco IV
Investimento
36 parcelas de R$ 1.091,10
Mais informações
Matrículas
Encerradas para a Turma XIII/2015
Mais informações
Coordenação

Profa. Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol

mariateresa.trevisol@unoesc.edu.br

Núcleo de Componentes Curriculares Obrigatórios
Componentes Curriculares Linha de Pesquisa Créditos
Fundamentos da Pesquisa em Educação  Ambas as linhas 04
Dimensões Contextuais da Educação Brasileira  Ambas as linhas 04
Epistemologia e Educação  Ambas as linhas 04

 

Núcleo de Componentes Curriculares Obrigatórios Específicos
Componentes Curriculares Linha de Pesquisa Créditos
Seminário de Dissertação

Por linha

04
Seminário de Pesquisa

Por linha

02
Práticas de Pesquisa

Por linha

01

 

Núcleo de Componentes Curriculares Optativos
Componentes Curriculares Créditos
História do Pensamento Pedagógico e da Educação no Brasil  03
Estado e Políticas Públicas em Educação 03
Formação e Profissionalização de Professores  03
Escola e Trabalho  03
Teoria e Prática Educativa 03
Cognição e Aprendizagem 03
Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior 03
Educação no contexto das biociências 03
Conhecimentos e Saberes na Aprendizagem da Docência  03
Prática Freiriana na Educação Escolar 03
Educação, Meio Ambiente e Cidadania 03
Políticas Públicas e Gestão Educacional 03
Tópicos Especiais em Educação I  03
Tópicos Especiais em Educação II 03

 

Dissertações Créditos
06

 

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