Notícias São Miguel do Oeste Fórum

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
04 de Novembro de 2015

A Unoesc São Miguel do Oeste promoverá, por meio do curso de Medicina Veterinária, no dia 13 deste mês, o 1º Fórum Unoesc de Produção Leiteira: a longevidade da vaca. As palestras serão realizadas no auditório da universidade. Os interessados em participar poderão se inscrever no site da Unoesc ou no dia do evento. Serão disponibilizadas 120 vagas para acadêmicos de Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, para produtores rurais e outros profissionais que atuam na área.

— O objetivo do Fórum é estimular a atividade leiteira no Extremo-oeste catarinense, agregar conhecimento técnico-teórico e proporcionar aos participantes contato com profissionais extremamente capacitados — destaca a coordenadora do curso, professora Daniele Beuron.

O evento será aberto às 8h. Logo após, o médico veterinário, doutorando em Nutrição e Produção Animal, Tiago Tomazi, falará sobre a qualidade do leite e sanidade da glândula mamária. A palestra Ambiente e saúde de vacas leiteiras: experiência Compost Barn inicia às 10h45, com o médico veterinário e responsável técnico da Fazenda da Chácara, Rodrigo Ferreira.

Durante à tarde, a partir das 13h30, o médico veterinário e gerente da área de ruminantes da Nutrifarma, Vicente Matsui, abordará sobre a criação de terneiras e explicará como produzir uma vaca longínqua. A importância dos sistemas de acasalamento genético na longevidade de vacas leiteiras é tema da próxima palestra, que será ministrada pelo médico veterinário e gerente de produtos da Select Sires do Brasil, Felipe Escobar.

A última palestra do Fórum, marcada para as 16h45, debaterá sobre a importância do monitoramento e prevenção de distúrbios metabólicos na bovinocultura leiteira e contará com a presença do médico veterinário e doutor em clínica e cirurgia de bovinos, Rogério Carvalho Souza.