Notícias Joaçaba Estudante

Acadêmico de Administração representa o estado e a Unoesc em Desafio Universitário do Sebrae

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
27 de Novembro de 2015

Um dos quatro representantes de Santa Catarina no Desafio Universitário Empreendedor, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é de Joaçaba. O acadêmico da 4ª fase do curso de Administração da Unoesc Joaçaba, Jocinei Antonello, estará participando da etapa nacional da competição entre os dias 3 e 8 de dezembro, em Brasília.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição que busca estimular o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, fazendo o competidor preparar-se para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas. As atividades virtuais e presenciais difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

A primeira etapa da competição foi classificatória com ranque virtual, formado a partir do somatório dos pontos do competidor, obtidos por meio de diversas atividades educacionais e de um menu de jogos empresarias on-line. A segunda etapa aconteceu presencialmente no estado e contou com a participação dos 40 mais bem colocados de cada unidade federativa. Os competidores foram divididos em grupo de quatro pessoas onde participaram de atividades lúdicas e de capacitação, que definiram a equipe estadual campeã. Na terceira e última etapa, a nacional, todos os estados serão representados. A pontuação das atividades lúdicas e de capacitação desenvolvidas definirão a equipe campeã.

Conforme afirmou o estudante, o objetivo do Desafio Universitário Empreendedor em estimular o empreendedorismo foi alcançado. Segundo ele, o ambiente proporcionado pela competição possibilitou o desenvolvimento das características e competências que todo o empreendedor deve ter.

— Eu tinha essas características, mas não encontrava um ambiente onde conseguisse utilizá-las. A participação no Desafio nos incentiva a seguir a carreira na linha da inovação e para o futuro profissional trata-se de um diferencial muito grande — destacou o finalista.

A coordenadora do curso de Administração da Unoesc Joaçaba, professora Graciele Tonial, explicou que várias teorias trazem 10 características como sendo a de um empreendedor, entre elas a persistência, a iniciativa e a criação de novas ideias. O ambiente proporcionado na competição estimula o participante a colocá-las em prática.

— O objetivo do curso é formar profissionais com essas competências aliadas ao empreendedorismo. Essa participação e vitória do Jocinei vem nos mostrar que podemos continuar formando alunos dentro desse perfil que prepara o acadêmico para o mercado de trabalho — concluiu.