Notícias Joaçaba Graduação

Acadêmico de Medicina viajará à Grécia para gravar o juramento médico

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
03 de Dezembro de 2015

O estudante do 6º ano do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba, Elzio Luiz Putzel, estará na Grécia, entre dias 8 e 10 de dezembro, para gravar o Juramento de Hipócrates. Trata-se de um compromisso que os futuros médicos assumem na solenidade de formatura, repetido no mundo todo durante séculos, como um compromisso moral ao ingressar na profissão. O professor doutor do Mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Medicina, Elcio Luiz Bonamigo, acompanhará o acadêmico durante este projeto.

— O sonho de levar um acadêmico de Medicina para gravar o juramento médico na Grécia surgiu há mais de cinco anos, mas somente agora se tornou possível. O Projeto Grécia consiste em visitar os principais locais históricos gregos relacionados à história da Medicina e gravar no Templo de Apolo, na Árvore de Hipócrates da ilha de Kós e em Epidauro, onde viveu Esculápio, o juramento médico, que está entre os mais famosos de todos os textos da Grécia Antiga — declarou o professor Bonamigo.

O acadêmico Elzio Putzel, escolhido pela turma como juramentista, além de trabalhar na viabilidade do Projeto, foi o fundador da Liga de Bioética e Ética Médica, idealizador do 1º Simpósio Internacional de Bioética da Unoesc e presidente do Centro Acadêmico.

— Sinto-me extremamente honrado em representar a minha turma e fazer este juramento na Grécia, onde viveu Hipócrates, o Pai da Medicina, é uma felicidade e responsabilidade imensa. Este projeto foi viabilizado por um grupo de professores e médicos que deram todo o apoio para que se concretizasse, por isso a expectativa é muito grande — afirmou o estudante.

O juramento será exibido na colação de grau da 14ª turma de Medicina, em julho de 2016. Mesmo a formatura sendo no ano que vem, o acadêmico já faz planos para o futuro, sua meta é continuar na carreira acadêmica e ser professor da instituição.

— Com o apoio e incentivo de professores, como os doutores Bonamigo e Schlemper, e da direção da Unoesc, pretendo fazer mestrado e doutorado e, em curto prazo de tempo, ser professor na universidade, seguindo a carreira acadêmica. Concomitante a isso, pretendo me especializar em Clínica Médica e Cardiologia — relatou.

Nesta ocasião, o doutor Bonamigo fará a renovação de seu juramento junto à Árvore de Hipócrates, após 40 anos do exercício de profissão médica, 10 anos como professor do curso de graduação em Medicina e mais recentemente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Biociências e Saúde. A esposa do professor Elcio, Josefa Schroder, integrante da equipe, auxiliará nas gravações.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.