Notícias São José do Cedro Sustentabilidade

Acadêmicos de Agronomia constroem cisterna para escola pública

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
23 de Outubro de 2015

Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, Marcelo Batista e Rodrigo Bresiani, construíram, recentemente, uma cisterna para o Centro de Educação Municipal Girassol de São José do Cedro. A cisterna tem capacidade para armazenar cinco mil litros de água da chuva. Além da instalação, os acadêmicos explicaram aos alunos do centro de educação municipal a temática da construção, os objetivos e a importância do reaproveitamento da água. Segundo o acadêmico Marcelo Batista, a atividade tem foco educativo.

— O objetivo é mostrar às crianças que a cisterna é uma alternativa prática e fácil de armazenar água para momentos de estiagem, além de ser uma opção para economizar a água tratada que seria utilizada nas atividades diárias, como limpezas de calçada, irrigação de hortas, entre outros — explica Marcelo.

A coordenadora do curso, professora doutora Claudia Klein, destaca que iniciativas como essa inserem o acadêmico na comunidade local.

— Nessas atividades, os alunos auxiliam a comunidade na resolução de problemas cotidianos, por meio dos conhecimentos adquiridos na universidade — ressalta a professora.