Notícias Joaçaba Evento Inovação Pesquisa Tecnologia

Estudantes de Engenharia apresentam pesquisa em congresso científico na Alemanha

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
22 de Setembro de 2015

Três estudantes dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba – Deivid Schmidt, Alan Boff e Lucas Zavieruka – participaram do congresso ECCOMAS YIC, na cidade de Aachen, na Alemanha. O evento, realizado entre os dias 20 e 24 de julho, foi direcionado à área de simulação computacional, ligada a problemas da Engenharia.

O artigo científico Bipolar plates: A new design to improve the fuel cell performance (Placas bipolares: Um novo design para melhorar o desempenho de células a combustível) foi apresentado oralmente em inglês, pelo estudante de Engenharia Mecânica, Deivid Schmidt.

De acordo com o professor das Engenharias da Unoesc Joaçaba, Pablo Martins Belchor, este novo design possui um incremento na profundidade dos canais presentes em cada lado da placa bipolar. Este efeito permitiu uma menor queda de pressão durante o escoamento dos dois fluídos que alimentam a célula, aumentando, assim, o desempenho na produção de energia com o mesmo volume da estrutura de placa bipolar.

— Além de conhecer outras partes do mundo e culturas diferentes, essa experiência permitiu entender o formato das apresentações em congressos internacionais — relatou o acadêmico Deivid Schmidt.

O estudante de Engenharia de Produção Mecânica, Alan Boff, afirmou que foi bem interessante assistir as palestras, onde tiveram contato com várias ideias novas que estão sendo desenvolvidas, e com formas diferentes de pensar.

— Outra coisa interessante são os contatos que a gente acaba fazendo em eventos como esse — destacou o estudante, Alan Boff, que está na Alemanha há mais de um ano, em intercâmbio.

Em Aachen, cidade onde foi realizado o congresso, os acadêmicos se hospedaram na casa de um amigo, Alnold Freitas, que está em intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras (CsF).

— Ele nos apresentou bem a cidade e alguns lugares como o Dreilander Punkt, que é o ponto de encontro dos países Alemanha, Bélgica e Holanda — comentou Deivid Schmidt.

A viagem à Europa também proporcionou ao acadêmico conhecer Praga (República Tcheca), Paris (França) e Amsterdã (Holanda).

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.