Notícias Xanxerê Sustentabilidade

Acadêmicos de Engenharia Florestal visitam propriedade com agrofloresta

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
01 de Julho de 2015

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, realizaram uma visita técnica a uma propriedade rural com Sistemas Agroflorestais (SAFs), no município de Jupiá (SC). A viagem, que ocorreu durante os componentes curriculares Agrossilvicultura e Extensão Florestal, foi acompanhada pelos professores Talita Baldin e Sérgio Zoldan.

Segundo os professores, a visita técnica objetivou contribuir com a formação profissional dos acadêmicos, por meio da observação de atividades práticas e situações profissionais reais vistas em sala de aula. Assim, a atividade contemplou a visualização da agrofloresta implantada em uma pequena propriedade particular, sob orientação da Epagri.

Na oportunidade, pesquisadores da Epagri explanaram sobre a importância da extensão nas pequenas propriedades do estado, bem como do acompanhamento de profissionais responsáveis com o desenvolvimento de alternativas para geração de renda dos agricultores em Santa Catarina.

— O consórcio de espécies florestais na área proporciona à família de agricultores uma alternativa secundária de fonte de renda, ao passo que, intercalando espécies nativas, como a Araucaria angustifolia, e espécies exóticas, como as do gênero Eucalyptus spp e Citrus spp, é possível obter produtos oriundos da floresta, como madeira e frutos, além da melhoraria nas condições edafo-climáticas do local — explicam os professores.

Na avaliação dos professores, a visita técnica trouxe uma importante contribuição à formação qualificada dos estudantes, uma vez que foi conhecido um sistema de plantio próspero e inovador no meio florestal, dando grande embasamento ao desenvolvimento de atividades profissionais dos futuros engenheiros florestais.

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.