Notícias São José do Cedro São Miguel do Oeste Aulas

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
07 de Outubro de 2015

Estudantes de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste estão desenvolvendo atividades pedagógicas na Fazenda Escola, localizada em São José do Cedro. Segundo o professor responsável pelo setor de Grandes Animais da Fazenda Escola, José Francisco Xavier da Rocha, as atividades estão voltadas aos componentes curriculares de Parasitologia, Microbiologia e Semiologia.

— Os acadêmicos também terão aulas práticas nas disciplinas relacionadas à reprodução animal, clínica médica de grandes animais, patologia geral e especial e inspeção de produtos de origem animal — complementa o professor.

A Unoesc São José do Cedro possui uma área total de 54 hectares, e as atividades do curso de Medicina Veterinária são realizadas em uma área de nove hectares. José salienta que, atualmente, os estudantes estão diretamente envolvidos na manutenção dos animais, tratamento, alimentação e, principalmente, nas discussões sobre alternativas de produção da região, com a supervisão de professores.

A propriedade oferece o Departamento de Grandes Animais, onde estão localizados o centro de manejo de bovinos, ovinos e equinos. Além disso, os alunos contam com laboratórios de nutrição e a oportunidade de visualizar "in loco" a utilização de pastagens, por  meio de sistemas de piquetes. A estrutura também contará com o campo agrostológico e os laboratórios de reprodução animal. José explica que, futuramente, serão implementadas ferramentas relacionadas ao controle reprodutivo da propriedade, como sincronização de estro de animais, controle sanitário, controle de endo e ectoparasitos, com alternativas eficazes, como por exemplo, a metodologia Famacha, para pequenos ruminantes.

Segundo a coordenadora do curso, professora Daniele Cristine Beuron, a estrutura é uma oportunidade para os alunos observarem na prática os sistemas de manejo e procedimentos clínicos.

— Além disso, a Fazenda Escola oportuniza a realização de projetos de iniciação científica e proporciona a formação de mão de obra qualificada tanto para o mercado de trabalho como para a inclusão em programas de pós-graduação — destaca a coordenadora do curso.