Notícias Xanxerê Entretenimento

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
26 de Novembro de 2014

Acadêmicos da 7ª fase de Medicina Veterinária, da Unoesc Xanxerê, uniram aprendizado e arte. Durante o componente curricular de Saúde Pública, ministrado pela professora Jackeline Karsten Kirinus, eles desenvolveram teatros educativos.

Os teatros surgiram a partir da necessidade de levar informações e noções de saúde pública para a comunidade (em especial, para as crianças nas escolas). Com isso, a atividade objetivou informar aos estudantes de ensino fundamental as diferentes maneiras de prevenir determinadas doenças e os cuidados básicos que se deve ter com a higiene pessoal, além do conhecimento sobre o controle de zoonoses — termo que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais.

Os dois teatros — envolvendo personagens como Shrek e super-heróis — tiveram a duração de cerca de quatro horas. Depois, ocorreu uma integração dos acadêmicos de Medicina Veterinária com 150 alunos, entre Pré I, Pré II e 1º ano, da EMEB João da Cruz e Souza, plateia dos espetáculos.

Além disso, os acadêmicos distribuíram doces, brinquedos e alimentos aos alunos da escola, no final das apresentações. Os alimentos (mais de 650 quilos) foram arrecadados na campanha intitulada Alimente Sorrisos.

Prevenir infecções de potencial zoonótico

— O componente curricular de Saúde Pública aborda os principais conceitos relacionados à promoção da saúde física e mental por meio de ações organizadas na comunidade. Além disso, visa a promover conhecimentos sobre como diagnosticar e prevenir infecções de potencial zoonótico, prezando por assegurar aos indivíduos da comunidade um padrão de vida minimamente compatível com a manutenção da saúde — justifica a professora.

Nesse sentido, ela avalia que os acadêmicos demonstraram alta capacidade de criatividade, senso crítico, empenho com a confecção das fantasias e roupas que foram utilizadas no teatro educativo.

Segundo a professora, a intenção, a partir do ano que vem, é transformar os teatros educativos em um projeto de extensão comunitária, a fim de abranger mais acadêmicos e escolas beneficiadas com as apresentações.

Nas fotos abaixo, momentos dos teatros educativos.