Notícias Xanxerê Cultura

Estudantes participam de palestra sobre diversidade cultural

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
10 de Agosto de 2015

Os acadêmicos da 7ª e da 5ª fase de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), da Unoesc Xanxerê, participaram de palestra enfocando a temática "Ética e direitos humanos". A atividade fez parte do componente curricular de Bioética e Legislação Profissional, ministrado pela professora Silvia Mara Zanela Almeida.

Na oportunidade, o professor de capoeira Tiago de Macedo fez um resgate histórico da modalidade, abordando a época em que o Brasil era colônia de Portugal. Segundo o professor, a mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro.

— Muitos desses escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas — explicou.

A partir desse histórico, o palestrante foi abordando, de maneira muito prática, temas relacionados à ética e à diversidade cultural, tais como segregação racial e religiosa. Durante a palestra, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a arte da capoeira e como ela se insere no contexto da diversidade cultural e na ética profissional, independente da profissão em que se esteja trabalhando.

Também na palestra, houve uma breve apresentação dos alunos de capoeira do projeto Capoeira Iê Menino, orientados pelo professor Tiago.

A professora Silvia destaca que atividades multidisciplinares são de extrema importância para os acadêmicos entenderem a importância do assunto e poderem ter uma visão mais ampla da ética profissional no contexto de sua profissão.

Para a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Francielle Garghetti Battiston, a atividade é de relevância para todos os acadêmicos, uma vez que traz à discussão e ao debate conteúdos relativos à responsabilidade ética e social, especificamente voltada à educação das relações étnico-raciais.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.