Notícias Videira Aulas

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
24 de Novembro de 2015

Acadêmicos de Psicologia da Unoesc Videira participaram nos dias 20 e 21 de novembro de aulas ministradas pelo professor Ricardo Sachser, doutorando pelo Programa de Pós-graduação de Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A temática abordada foi "A Neurociência que todo psicólogo deve saber: tópicos avançados em neurobiologia, neuropsiquiatria e psicofarmacologia".

Além de uma reflexão e análise da atuação dos profissionais da área da Psicologia, a atividade propôs atualização na área da saúde, aprimorando e oferecendo conhecimentos específicos relativos à área, bem como estimular e envolver os acadêmicos em eventos educacionais.

A aula, segundo a professora Taisa Trombetta Demarco, coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc Videira, envolveu uma visão geral acerca dos principais tópicos da área de Neurociência cognitiva com ênfase em Neurobiologia, Neuropsiquiatria e Psicofarmacologia, além de revisar aspectos fundamentais da organização anatomofisiológica do tecido nervoso. O curso enfatizou importantes temas envolvendo as bases biológicas das funções mentais superiores como atenção, memória e os processos ligados à dependência de drogas como o uso abusivo de psicotrópicos, particularmente em adultos e idosos.

— Um modelo de anamnese mental breve de uso em Neuropsicologia foi apresentado para ilustrar casos clinicamente relevantes. Exemplos de como avaliar o declínio cognitivo ou a prevalência de transtornos persistentes do humor decorrentes de condições médicas gerais de patologias neurodegenerativas ou cerebrovasculares — argumentou Taisa.

Ela explica que o curso também incentivou o diálogo multidisciplinar na neurociência e serviu como estímulo para o estudo de disciplinas que envolvem a cognição e comportamento essenciais ao profissional psicólogo.