Notícias São Miguel do Oeste Inserção Social

Curso de Arquitetura entrega projetos arquitetônicos para comunidade do Vila Nova II

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
18 de Novembro de 2015

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste entregou, este mês, 27 projetos arquitetônicos de casas do conjunto habitacional Vila Nova II. Segundo o coordenador do curso, professor Marco Bissani, os projetos ainda deverão passar pela análise dos técnicos da administração municipal e ficarão na prefeitura à disposição dos moradores que quiserem dar andamento ao processo.

Foram desenvolvidos projetos de ampliação e de regularização de construções feitas pelos próprios moradores. Para realizar esse trabalho, professores do curso e 28 alunos bolsistas realizaram reuniões com a comunidade; visitaram os moradores para identificar as necessidades de cada um; fizeram medições e levantamentos topográficos e realizaram o projeto.

Além de beneficiar a comunidade, o trabalho representa um diferencial para a formação profissional dos futuros arquitetos e urbanistas. Marco destaca que a atividade de monitoria voluntária foi uma oportunidade para envolver os acadêmicos com problemas reais e orientá-los para desenvolver uma solução.

— É importante que os estudantes conheçam realidades diferentes. A atividade colocou os acadêmicos em contato com uma parcela da população que necessita do trabalho dos arquitetos, já que no Brasil há um déficit de mais de 7 milhões de moradias — ressalta o professor.

A acadêmica da sexta fase, Fernanda Fátima Herbert, avalia positivamente o trabalho desenvolvido.

— Pudemos observar como realmente é a situação de um conjunto habitacional, saber as maiores dificuldades enfrentadas pelos moradores e buscar soluções para garantir a qualidade de vida deles — afirma a acadêmica.

Universidade Comunitária

Segundo o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, a Unoesc, na condição de universidade comunitária, tem como princípio promover ações de extensão na comunidade. De acordo com Evelácio, os projetos desenvolvidos pelos cursos na modalidade de extensão alinham a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, levando os conhecimentos construídos pelo acadêmico, durante a sua formação, na forma de atividades para a comunidade externa, o que contribui para o desenvolvimento regional.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.