Notícias Joaçaba Evento Pesquisa

Curso de Enfermagem realiza evento sobre pesquisa para acadêmicos e profissionais da área

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
01 de Dezembro de 2015

Nos dias 27 e 28 de novembro foi realizada a 1ª Jornada Científica de Enfermagem, na Unoesc Joaçaba. O evento, destinado a acadêmicos, professores e profissionais da área, contemplava também a comunidade em geral. Foi um momento para agregar conhecimento e divulgar as ações desenvolvidas pelo curso de Enfermagem, bem como apresentar os trabalhos realizados pelos estudantes.

Na abertura, que ocorreu no auditório Afonso Dresch, o curso de Enfermagem recebeu representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC). Houve também a apresentação de trabalhos, no formato de pôster, e uma palestra com a enfermeira Lucimare Ferraz sobre a abordagem histórica-contemporânea na pesquisa em Enfermagem.

Segundo a coordenadora do curso, professora Fabiana Meneghetti Dallacosta, foram apresentados 19 trabalhos no evento. A saúde do adulto foi o tema mais recorrente entre as pesquisas. Para a professora é importante que a área da Enfermagem produza estudos mais regionais e longitudinais, que visam analisar as variações nas caraterísticas dos indivíduos por um longo período de tempo, no Meio-Oeste de SC.

No sábado (28), o palestrante foi o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Unoesc, Fábio Lazzarotti, que abordou a importância da pesquisa em Enfermagem. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Joaçaba, Michel Carlesso Avila, discutiu sobre inovação e empreendedorismo em Enfermagem. Por último, os aspectos da liderança nesta área foram articulados pelo palestrante Jairo Netto.

O evento contou com a participação de ex-alunos, profissionais dos hospitais da região e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, assim como da coordenadora Elenir Salete Frozza Salvi.