Notícias São Miguel do Oeste Evento Fórum Pesquisa

Curso de Farmácia apresenta pesquisas no maior congresso farmacêutico da América Latina

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
29 de Outubro de 2015

O coordenador do curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Everton Boff, e o acadêmico da oitava fase, Régis Carlos Benvenutti, apresentaram, neste mês, duas pesquisas científicas no 18º Congresso Farmacêutico de São Paulo. O congresso, organizado pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, é considerado o maior evento da América Latina da área.

Durante o evento, foram apresentadas as pesquisas: Perfil da automedicação no município de Descanso, de autoria dos acadêmicos Gabriela Salvador e Régis Benvenutti, e Avaliação da limpeza e desinfecção de equipamentos do setor de emergência de um pronto atendimento de São Miguel do Oeste, elaborada pelos acadêmicos Diangeles Barp e Régis Benvenutti. Os trabalhos foram orientados pelo professor Everton Boff.

Na primeira pesquisa, foram aplicados 181 questionários no município de Descanso. O estudo apontou que 94% das pessoas que responderam ao questionário realizavam a automedicação, inclusive profissionais da saúde. Ainda, de acordo com o levantamento, o público que mais se automedica é formado por mulheres jovens e com maior grau de instrução.

O segundo estudo fez um levantamento das condições hospitalares do setor de emergência de um pronto atendimento do município de São Miguel do Oeste. Durante o levantamento, foram feitas coletas pelo período de cinco semanas, em dias alternados, na superfície do carro de parada cardíaca, maca, bancada de preparo dos medicamentos e orifício de saída de oxigênio. A pesquisa mostrou um alto grau de contaminação nos equipamentos e bancadas, o que acaba comprometendo o atendimento seguro dos pacientes. 

EXPERIÊNCIA

Segundo o coordenador do curso, professor Everton Boff, as palestras, simpósios e cursos do Congresso Farmacêutico de São Paulo contaram com a participação de profissionais renomados de diferentes países e das diversas áreas das Ciências Farmacêuticas.

O acadêmico Régis Benvenutti destaca que o congresso representa o que há de mais inovador no campo da Farmácia.

— A relação teoria-prática vivenciada, durante o evento, engrandeceu meus conhecimentos e será muito útil para a minha formação — conclui o estudante.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.