Notícias Videira Cultura

Dia da Cultura e Língua Portuguesa é lembrado em exposição do curso de Pedagogia

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
06 de Novembro de 2015

Para celebrar o Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado anualmente no dia 5 de novembro, o curso de Pedagogia da Unoesc Videira está realizando uma exposição que enaltece a importância da leitura no cotidiano. Ela está montada no hall principal, dividindo espaço com os pôsteres de estágio da 8ª fase do curso.

A abertura foi realiza no auditório do campus na quarta-feira à noite, e contou com a presença de professores, acadêmicos e pessoas da comunidade, como forma de buscar maior aproximação da comunidade acadêmica com o mundo das letras, contos, textos e histórias narradas por meio da exposição.

— A ideia central desta movimentação deseja, objetivamente, homenagear a língua nacional cuja data de 5 de novembro reverencia a ilustre figura de Rui Barbosa, que nasceu nesta data, no ano de 1849. Ao mesmo tempo, o curso de Pedagogia da Unoesc Videira aproveita para lembrar o Dia Nacional da Cultura — afirma a professora Lia Fausta Bonilla Colomé, responsável pelo projeto.

Ela explica ainda que a 4ª fase do curso de Pedagogia acredita na possibilidade de adquirir e construir conhecimentos durante o processo de leitura e pesquisa para a organização e montagem de uma exposição sobre a língua que nos identifica e referencia como nação.

— Entendo que o exercício acadêmico de socializar importantes e necessários conhecimentos sobre a Língua Portuguesa com toda a comunidade acadêmica, sedimenta os conhecimentos e convida a todos para compartilhar a subjetividade de textos metalinguísticos de ilustres autores da nossa literatura, que reforçam a riqueza da nossa língua pátria — complementa.

A professora também acredita que o tripé formado pela Literatura, Arte e Cultura ajudará a turma a concretizar importante e necessária movimentação cultural e universitária, que certamente contribuirá positivamente para ampliar o repertório cultural daqueles que visitarem a exposição.

— Estamos confiantes no sucesso desta iniciativa, porque se acredita nestes momentos que oportunizam reflexão, pesquisa, manifestação da criatividade acadêmica e do compromisso do curso de Pedagogia em testemunhar o fortalecimento pela cultura letrada — finaliza Lia Colomé.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.