Notícias Joaçaba Diplomado

Egresso de Ciências Contábeis tem artigo publicado em revista com alcance internacional

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
30 de Outubro de 2015

O artigo Pequenos municípios e planejamento: dilemas e perspectivas, de autoria do egresso Gabriel Marquez, do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, foi publicado na Revista Brasileira de Estratégia (REBRAE), que tem abrangência internacional. O trabalho originou-se da iniciação científica, cuja pesquisa é intitulada como Planejamento estratégico: um estudo do cenário dos pequenos municípios catarinenses, orientado pela professora doutora Eliane Salete Filippim.

Em resumo, o artigo trata do planejamento estratégico como uma das possíveis alternativas para a gestão do desenvolvimento. Conforme explicou o egresso, buscou-se observar como esta ferramenta é vista no âmbito da gestão pública e mais particularmente entre municípios de pequeno porte. Desta forma, o texto tem o objetivo de descrever e analisar a percepção dos gestores municipais sobre o planejamento estratégico para municípios catarinenses de pequeno porte.

— Um dos diferenciais desse trabalho foi a metodologia, onde foi aplicada uma ferramenta bem atual, sendo conhecida como Focus group, espaço em que se organiza um debate sobre algum assunto, tendo sempre um moderador para direcioná-lo. Outro ponto importante da pesquisa é o fato de envolver os municípios de pequeno porte, pois Santa Catarina possui 295 municípios e 270 deles são pequenos — falou Gabriel.

Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstraram que os entrevistados consideram o planejamento estratégico muito importante, porém, em sua maioria, executam somente o tipo de pesquisa exigido por lei, o Plano Plurianual. Os participantes apresentaram ainda como dificuldades do planejamento estratégico, a falta de capacidade técnica, a falta de recursos e a baixa participação da comunidade.

Sobre a publicação de alcance internacional na Revista Brasileira de Estratégia, o egresso avaliou a conquista como motivadora, pois através dela surgiu o estímulo para ingressar no mestrado. Para a formulação do artigo, Gabriel também contou com a ajuda dos professores doutores, Fábio Lazzarotti e Augusto Fischer. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.