Notícias Joaçaba Ensino

Engenharia Elétrica promove discussões sobre equipamentos e novas tecnologias ligadas à manutenção

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
04 de Novembro de 2015

A Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba foi realizada entre os dias 26 e 31 de outubro. Durante a programação, acadêmicos e professores participaram de palestras e cursos sobre assuntos específicos das engenharias, que ultrapassam as matrizes curriculares.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, professora Daiana Nascimento Muniz, a programação deste ano foi mais diversificada e seguiu a demanda dos alunos, que solicitaram menos palestras e mais cursos durante a semana acadêmica.

Na abertura do evento, a professora doutora Adriana Biasi Vanin abordou os aspectos relacionados ao descarte consciente de material elétrico e eletrônico, e o professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Fernando Cesar Bernardes, proferiu sobre pesquisa e desenvolvimento de transformadores.

Nos outros três dias, de 27 a 29 outubro, ocorreram os cursos práticos. Na sexta (30), o mestrando em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), André Giovani Leal Furlan, apresentou um caso de automação e instrumentação, que envolveu as seguintes atividades: teste de placas e conexão, análise de redes e evolução das formas de onda.

Neste mesmo dia, após o coffee break, o pós-doutor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ricardo Vasques de Oliveira, analisou os serviços ancilares – controle de tensão e frequência – por meio da geração eólica. Para o professor, a intermitência do vento, pode causar problemas operacionais nos sistemas elétricos de potência e impactos no planejamento operacional.

No sábado (31) para encerrar as atividades, houve a mesa-redonda com os egressos do curso e o sorteio de brindes com produtos das empresas que apoiaram o evento.