Notícias Joaçaba Palestra

Ensino e futuro profissional em Odontologia são discutidos durante palestra na Unoesc

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
11 de Novembro de 2015

“O ensino e o futuro da Odontologia no Brasil” foi a temática escolhida para a abertura da 6ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que ocorre nos dias 10 e 11 de novembro, na Unoesc Joaçaba. O palestrante, professor doutor Lino João da Costa, da Universidade Federal da Paraíba, abordou o assunto para acadêmicos e professores na noite de terça-feira (10), no auditório Afonso Dresch.

O atual perfil profissional e as possibilidades de mercado de trabalho na área da Odontologia foram os principais pontos discutidos pelo palestrante. Segundo ele, apesar das dificuldades iniciais, o espaço para o formado em Odontologia é considerado muito bom. Porém, para alcançar o sucesso, ele alertou que muitas vezes é necessário ocupar espaços no local onde está inserido, buscando posteriormente uma melhora pessoal.

— Já sobre o ensino, o nosso objetivo com a palestra é buscar o entendimento do aluno sobre de que forma será feita a sua formação, ou seja, o que pretendemos alcançar após os cinco anos de graduação — explicou o professor.

A programação da Jornada Acadêmica de Odontologia, elaborada em conjunto com o Centro Acadêmico (CA) engloba assuntos diversos. Na terça-feira (10), antes da palestra oficial de abertura, foram abordadas as temáticas “Acolhimento: o ato de cuidar” e “Situações terapêuticas no tratamento odontológico: terapia convencional x alternativas terapêuticas”. Na quarta-feira (11), fazem parte da programação as palestras “Situações de ansiedade no tratamento odontológico: medicação controlada x hipnose x terapia”, “Situações de finitude no tratamento odontológico: diagnóstico desfavorável x paciente terminal x morte” e “A morte é mais um truque mágico da vida”.

— A programação foi elaborada para todas as fases do curso a partir do apontamento dos próprios alunos. Assuntos desde o acolhimento até o processo de lidar com a morte foram escolhidos para fazer os alunos trabalharem com as diferenças e com a questão da humanização — comentou a coordenadora do curso, professora Andrea Gallon.