Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Estudantes de Educação Física desenvolvem material educativo sobre primeiros socorros

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
30 de Novembro de 2015

Os acadêmicos das quartas fases do curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveram, neste semestre, materiais educativos para o ensino de primeiros socorros em aulas. Foram confeccionados banners, folders, livretos, calendários e apostilas. A atividade, desenvolvida no componente curricular de Socorros Urgentes, foi socializada com os demais estudantes.

Segundo as professoras Sandra Fachineto e Elis Regina Frigeri, durante a atividade, foram apresentadas orientações de como agir em situações de urgência e emergência em parada cardíaca e respiratória, queimaduras, fraturas e lesões músculo-esqueléticas (distensão, entorse, contusão), desmaio, convulsões, engasgamento, picadas e mordidas de animais peçonhentos, além de cuidados que devem ser tomados com as crianças, em casa e na escola, para prevenir acidentes.

Sandra e Elis destacam que é imprescindível que o professor de Educação Física tenha conhecimento das noções básicas de primeiros socorros na escola para agir corretamente, sempre que for necessário.

— Além disso, o professor poderá, por meio de práticas educativas, orientar os alunos na prevenção de acidentes e de como agir em determinadas situações. É importante que o educador firme parcerias com o Corpo de Bombeiros, a fim de criar estratégias de orientação do ensino dos primeiros socorros — afirmam as professoras, ressaltando que sempre se deve chamar o socorro especializado dos Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).