Notícias Pinhalzinho Aulas

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
03 de Novembro de 2015

Acadêmicos do curso de Design da Unoesc Pinhalzinho realizaram, este mês, uma atividade diferente. Os estudantes da segunda fase vestiram roupas do século 20 e debateram o papel do designer na sociedade. Eles foram a campo para encontrar as peças e acessórios da época. Usando a vestimenta, deveriam descrever o período em que a roupa esteve em evidência, os materiais utilizados e o contexto social.

Segundo o professor do componente curricular de Teoria do Design, Eduardo Cipriani Schwengber, foi debatido o impacto que a atividade do designer tem na economia e na sociedade.

— Além da pesquisa bibliográfica e de campo, os acadêmicos puderam sentir um pouco do impacto que a moda gerou ao longo do último século, bem como analisar os diferentes cortes, padronagens gráficas e resgatar elementos da própria história ou da história familiar, valorizando os elementos culturais que geraram tais criações — detalha o professor.

O estudante Vinicius Sales usou roupas dos anos 70, era da Androginia. Ele conta que buscou inspiração em Grace Jones e David Bowie.

— Pude compartilhar todas as polêmicas da Androginia com os meus colegas e aprender sobre outras épocas. A moda é um campo vasto e apaixonante, cada detalhe é importante, já que ela é muito variável de uma época para outra — conclui o acadêmico.