Notícias Joaçaba Palestra

Informações sobre segurança e ética na internet são repassadas durante palestra na Unoesc

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
03 de Novembro de 2015

A internet é uma rede que interliga as pessoas. Por meio dela a comunicação torna-se facilitada, com interação em tempo real e maior acesso à informação. Os benefícios são muitos, porém, é preciso ter consciência sobre os riscos que existem na rede, garantindo, assim, a segurança na navegação.

Para debater o assunto e conscientizar sobre o uso seguro e ético da internet, a Unoesc Joaçaba promoveu a palestra “Ética e segurança na internet”, na última sexta-feira (30), no auditório Afonso Dresch. Abordou o tema o advogado Fernando Mangold, especialista em Direito Digital e representante do movimento “Família Mais Segura na Internet” do Instituto iStart.

Participaram da palestra, que ocorreu em três sessões, crianças, adolescentes, pais e professores de escolas de Joaçaba e Lindóia do Sul. Para demonstrar qual o comportamento correto do usuário na internet, Fernando utilizou a frase “a internet é a rua da era digital” pois, segundo ele, a rede pode se equiparar a uma via pública.

— O que vale de regra para o comportamento do cidadão em uma rua pública, vale também para a internet. Além disso, o que você publica na rede está disponível para qualquer pessoa, o que deve gerar o cuidado de todos — disse o advogado.

O especialista em Direito Digital falou para as crianças e adolescentes sobre os cuidados ao utilizarem a internet, como os riscos em aceitar estranhos nas redes sociais, em publicar imagens e textos que exponham suas rotinas e o vício tecnológico. Para os pais, Fernando explicou que são eles os responsáveis pelos atos das crianças ao utilizarem a internet. O Facebook e o Youtube, por exemplo, têm o uso permitido somente para jovens de 13 e 18 anos, respectivamente.

Para a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, professora Jéssica Romeiro Mota, quanto antes as pessoas souberem utilizar a internet de forma correta, melhor.

— As crianças já nascem digitais, pois a internet está muito presente e nem sempre sabemos como lidar com isso. A ideia da palestra foi justamente oferecer uma orientação sobre o assunto, tratar dos limites e dos riscos da internet — complementou.  

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.