Notícias Videira Palestra

Juízes compartilham experiências com acadêmicos do curso de Direito

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
17 de Novembro de 2015

"O Controle Judicial de Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito" foi tema de palestra proferida pelo doutor Bruno Salles, juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Fraiburgo, para o curso de Direito, na Unoesc Videira. O encontro, no dia 10 de novembro, fez parte da Semana de Estudos Jurídicos, que encerrou na sexta-feira (13) com a palestra do juiz de Direito da comarca de Blumenau, o videirense doutor Ildo Fabris Junior.

— Com relação às discussões da primeira noite, considero o assunto de extrema atualidade, tendo em vistas as discussões de ativismo judiciário, quando um juiz acaba tendo que intervir em atividade típica do Poder Executivo, como é o exemplo do fornecimento de medicamento — reiterou o professor Ricardo Emilio Zart, coordenador do curso. 

De acordo com o professor Ricardo, o palestrante sustentou a necessidade de manutenção da harmonia entre os três poderes, mas salientou que o Poder Executivo não pode ficar inerte perante desmandos do Poder Executivo. Defendeu ainda, a atuação do Poder Judiciário como fiscalizador e, excepcionalmente, como implementador de políticas públicas, quando estas forem deixadas de lado pelo Executivo.

No encerramento, o juiz de Direito, Ildo Fabris Junior, discorreu sobre questões contemporâneas. Durante sua fala, passou uma mensagem de humildade, segundo o apontamento dos acadêmicos em comentários nas redes sociais, por ter reconhecido a Unoesc Videira como o berço de seu conhecimento.

Conforme Ricardo Emilio Zart, o palestrante, além do tema central, aproveitou para comentar sobre a atuação do magistrado, suas funções, e ainda fez uma narrativa e deu dicas sobre os caminhos que percorreu ao longo de 10 anos se preparando para o concurso que o aprovou para a magistratura catarinense.

Já na quarta e quinta-feira, o espaço foi reservado para realização de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dos acadêmicos da última fase. No total somam 54 trabalhos apresentados.

— Foram duas palestras, em que os acadêmicos demonstram grande interesse pelos assuntos, além das apresentações dos TCCs, superando a expectativa com a realização destas atividades em favor da formação dos futuros profissionais do Direito — completa o coordenador do curso.

Nas redes sociais vários acadêmicos postaram mensagens com muitos comentários enaltecendo a semana de estudos, tanto pela qualidade das palestras, quanto aos TCCs apresentados.

— Esta equipe fantástica de professores e funcionários que temos na Unoesc Videira nos motiva a continuar estudando e aprendendo, para sermos profissionais de sucesso, pois ficou o compromisso de fazer jus a tudo o que nos foi ensinado, tanto na vida pessoal quanto profissional — comentou o professor da Unoesc e concluinte do curso de Direito Eduardo Fabian.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.