Notícias Ensino Graduação

Mais de mil estudantes da Unoesc participam da prova do Enade neste domingo

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
19 de Novembro de 2015

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) ocorrerá neste domingo (22), às 13h. A prova avalia o desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos do respectivo curso de graduação e às habilidades e competências da formação escolhida. Cerca de 1,2 mil estudantes, concluintes das duas últimas fases, de 10 cursos da Unoesc realizarão o Enade, uma vez que o exame é requisito obrigatório para a colação grau e recebimento do diploma.

De acordo com o professor Rogério Bilibio, coordenador da Comissão de Avaliação Institucional da Unoesc Joaçaba, neste ano o Enade irá avaliar na Unoesc a área de Ciências das Humanidades, mais especificamente os cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Design, Direito, Psicologia, Publicidade Propaganda, Tecnologia em Gestão Comercial, Logística e Processos Gerenciais.

Além da prova, o participante precisa, obrigatoriamente, preencher até domingo (22) o questionário do estudante on-line disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. A nota obtida pelos acadêmicos no Enade e as pontuações dos questionários irão compor o conceito do curso (CPC) e da instituição (IGC), índices que medem a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior.

A prova é composta por um total de 40 questões e é constituída por duas partes: formação geral, com 10 questões, e formação específica da área, com 30 questões. O resultado desta avaliação será divulgado apenas em 2016, pois neste ano o Inep anuncia os conceitos dos cursos das Engenharias e Licenciaturas, que foram selecionados para a prova em 2014.

Simulado Enade

A Unoesc Chapecó premiou, ontem (18), os três estudantes de cada curso com melhor desempenho no simulado formato Enade 2015. A prova com 40 questões envolvia disciplinas já cursadas e permitiu aferir o desempenho de aprendizagem dos acadêmicos com 50% da formação concluída. O estudante do curso de Direito, Maico Hentz, obteve o melhor desempenho geral.

Para o diretor de graduação da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, uma instituição, que prima pela qualidade e excelência na formação acadêmica, precisa cercar-se de todas as garantias possíveis para garantir o êxito dos seus estudantes.

— Estamos empenhados na busca por melhores resultados tanto pessoais quanto institucionais. O exercício de fazer uma prova que se aproxima daquelas encontradas em concursos, automaticamente, gerará um sentimento de segurança para enfrentá-las. Portanto, precisamos usar o instrumento a nosso favor — afirmou.