Notícias Chapecó Inovação

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
26 de Outubro de 2015

A Mostra de Ciência e Inovação realizada, nesta semana, no ginásio da Unoesc Chapecó e que integrou a programação da Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), recebeu a visita de mais de 700 pessoas entre estudantes de graduação e do ensino médio, professores, empresários e comunidade em geral.

O objetivo da mostra foi premiar ideias inovadoras dos estudantes do ensino médio. Os trabalhos ficaram expostos no ginásio durante todo o dia e receberam votos dos visitantes. Com 213 votos favoráveis, o Colégio Bom Pastor foi premiado com a certificação “Honra ao Mérito” e uma viagem, para 40 pessoas, ao museu da PUC em Porto Alegre. O grupo desenvolveu um projeto na área de robótica.

O professor de matemática do Colégio Bom Pastor, Carlos Rutz, observou que, muitas vezes, os alunos têm ideias criativas, mas que não saem de suas cabeças porque não conhecem as tendências do mercado e não tem incentivo para expor seus projetos.

— Na CRIE, eles puderam estar lado a lado de empresas consolidadas no mercado com produtos que aliam a tecnologia e a sustentabilidade. Foi uma experiência importantíssima para despertar nos estudantes a veia da inovação e empreendedorismo, e uma excelente oportunidade dada às escolas de apresentar e ser reconhecida pelos seus projetos — afirmou.

Durante a cerimônia de premiação, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio De Marco, enfatizou a necessidade pedagógica de uma aproximação da teoria com a prática e de ações propulsoras da inovação como caminho sustentável para as pessoas, organizações e instituições.

— A inovação se consolida como a alma do empreendedorismo e este por sua vez, é considerado hoje uma necessidade global, dada a sua força e crescimento vislumbrado nos últimos anos, nas relações internacionais e na formação profissional. Neste contexto, realizar atividades que fomentem o desenvolvimento científico, a inovação e o empreendedorismo em âmbito regional faz parte da missão da Unoesc. Esse é o caminho permanente das organizações de excelência — disse.

O evento contou com exposições dos cursos de graduação da Unoesc Chapecó, das escolas CEDUP, Colégio Bom Pastor, EEB Nelson Horostecki e EEB Luiza Santin.

SHOWROOM DE INOVAÇÃO

Paralelo à Mostra de Ciência e Inovação ocorreu o showroom de Inovação, com a participação das empresas Haker, Solen, Ingessul, Verona Móveis, Zagonel, Gardênia, Cerumar, BCU e Crea. O objetivo foi a criação de um espaço para que as empresas da região pudessem divulgar produtos inovadores. De acordo com o empresário Roberto Zagonel, a iniciativa da Unoesc possibilita a criação de um ambiente que estimula a inovação e incentiva os jovens a explorar suas ideias.

— Ao ver os projetos inovadores das empresas, eles podem despertar a confiança e acreditar que também podem inovar e empreender. Se as instituições não atentarem para estimular os jovens, o processo de inovação será mais lento, por isso a Unoesc está de parabéns pelo evento — comentou.

A iniciativa da Unoesc Chapecó, Sebrae, BRDE e Santander contou com apoio da FIESC, ACIC, CDL, SICOM e SESC.