Notícias Joaçaba Intercâmbio

Parcerias com universidade mexicana são discutidas durante visita ao curso de Odontologia

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
03 de Dezembro de 2015

A Unoesc recebeu, no período de 16 a 18 de novembro, uma comitiva formada por professores e dirigentes da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), do México. Entre os representantes, estiveram no campus de Joaçaba para conhecer as instalações e o ensino no curso de Odontologia, o diretor da Faculdade de Odontologia da UACH, professor Gustavo Alatorre Vallarino e o coordenador dos Serviços de Relações Internacionais, César Eduardo Gutiérrez Jurado.

Uma extensa agenda, elaborada pelo setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc e pela coordenação do curso, foi cumprida pelos mexicanos durante a estada em Joaçaba. Conforme comentou a coordenadora, professora Andrea Gallon, a visita aconteceu com o objetivo de discutir futuras parcerias entre as duas instituições em nível de graduação, pesquisa e extensão.

— Ficamos muito felizes com a vinda do professor Gustavo representando a UACH e o curso de Odontologia. Notamos que a estrutura dos cursos e também as matrizes curriculares das duas instituições são muito semelhantes, o que favorece a possibilidade desta parceria realmente acontecer. O curso de Odontologia da Unoesc está receptivo aos novos horizontes e possibilidades que a internacionalização pode nos proporcionar — comentou a coordenadora.

Fez parte da programação, atividades envolvendo o colegiado do curso e o Centro Acadêmico. Junto aos docentes, o professor Gustavo apresentou a UACH e propôs ações para firmar a parceria. Já o encontro com os acadêmicos resultou em uma webconferência, onde estudantes de ambas as instituições puderam estabelecer um primeiro contato e conversar sobre os seus respectivos cursos, despertando assim o interesse mútuo em relação a possíveis intercâmbios.

— A visita do professor quebrou muitos paradigmas na questão da nossa leitura de mundo. O contato inicial em tempo real entre os acadêmicos despertou a curiosidade e o desejo em conhecer e vivenciar diferentes realidades do ensino da Odontologia, intermediada pela Mobilidade Acadêmica, com o intuito de viabilizar, tanto para a Unoesc, quanto para a UACH, a troca de experiências. Será uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento entre as instituições — disse o presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da Unoesc Joaçaba, Marcelo Lorenzon.

Para a graduação, os dois cursos estudam ações de interação entre componentes curriculares, bem como do intercâmbio de alunos. A elaboração de um projeto de extensão em áreas profissionalizantes da Odontologia, com participação direta de acadêmicas da UACH e Unoesc foi articulada. Pesquisas científicas em conjunto também entraram na pauta das conversas. Atualmente, os professores Alfredo Nevárez Rascón e Leonardo Flores Luthi, respectivamente da UACH e Unoesc, desenvolvem uma pesquisa em conjunto, para avaliação de cerâmicas odontológicas na estrutura dental. A intenção dos cursos é consolidar a parceria, aumentando o número de publicações científicas em conjunto.

Encerrando a sua estada no curso de Odontologia, o professor Gustavo Alatorre Vallarino participou como membro convidado da banca do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica Jaqueline Klig Pasinato, que apresentou a pesquisa “Condromatose sinovial na articulação temporomandibular: relato de caso”. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.