Notícias Joaçaba Evento Intercâmbio Palestra Pesquisa

Pesquisador espanhol ministra palestra sobre motivação nas intervenções em saúde

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
24 de Novembro de 2015

Receber um palestrante de fora é sempre uma honra e uma oportunidade para a Unoesc ampliar o conhecimento e desenvolver trabalhos científicos em rede, afirmou o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, na noite desta segunda-feira (23). O evento reuniu acadêmicos e professores do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba e discutiu a motivação nas intervenções em saúde, com o professor doutor Don Juan Antonio Moreno Murcia, da Universidade Miguel Hernandez de Elche, na Espanha.

O doutor Moreno destacou que para combater a obesidade, a atividade física deve ser uma prioridade estatal, além de ser desenvolvida de forma estratégica para que o aluno esteja sempre motivado. Cabe ao professor transformar o cenário diário de trabalho em algo atrativo, que aumente a confiança e a autonomia do aluno, bem como a frequência e a necessidade de praticar exercícios físicos.

Conforme observou o pesquisador, para que o aprendizado seja consolidado, é necessário adaptar a atividade ao nível de habilidade dos estudantes, ensinar com diversão, estabelecer metas e objetivos claros, apropriados e realistas, utilizar como recurso a música, além de priorizar o trabalho diário e não o resultado final do aluno.

Estiveram presentes também nesta palestra, a diretora de graduação, Liliane Simara Fernandes, o representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF-SC), Paulo Henrique Ströher, a coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Unoesc, Regina Oneda Mello, a coordenadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Unoesc, Lucivani Gazzóla, o professor doutor do Mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, Rudy José Nodari Junior, e a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta.

Nesta ocasião, houve a entrega dos certificados aos acadêmicos e professores pelos 13 trabalhos científicos publicados no 8º Congresso Euroamericano de Motricidade Humana e no 12º Congresso Internacional de Atividade Física e Ciências do Desporto, que ocorreram de forma simultânea na Universidade Autônoma de Baixa Califórnia, no México, no período de 11 a 13 de novembro. O professor doutor Rudy José Nodari Junior e a professora Elisabeth Baretta participaram deste evento, que é promovido pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), e reuniu 22 países, com representantes de 53 instituições de ensino e pesquisa.

No final da palestra na Unoesc foi realizada uma mesa-redonda com a professora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, Gracielle Fin, que pesquisou no Meio-Oeste de SC a motivação na atividade física escolar. O professor doutor Don Juan Antonio Moreno Murcia estará na Unoesc, durante esta semana, para ministrar o curso de extensão “Motivação na prática pedagógica da Educação Física Escolar”. Na quinta-feira (26) ele será recebido pelo reitor, professor Aristides Cimadon, em seu gabinete.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.