Notícias Joaçaba Professor

Professor Bonamigo lança três livros sobre bioética

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
27 de Outubro de 2015

Na tarde desta segunda-feira (26), ocorreu o lançamento de três livros do professor do mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Medicina da Unoesc, Elcio Luiz Bonamigo. “Estratégias de ensino da Bioética”, “Manual de Bioética: teoria e prática” e “El principio de precaución - Un nuevo principio bioético y biojurídico” são os títulos das obras produzidas pelo professor.

O doutor Bonamigo, além de ser responsável pela linha de pesquisa em Bioética do mestrado, é integrante da Câmara de Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM) e presidente do comitê de bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

A obra “Estratégias de ensino da Bioética” apresenta as principais estratégias de ensino, que acompanharam as aulas expositivas da disciplina de Bioética, do curso de graduação em Medicina. Já o “Manual de Bioética” reúne alguns conceitos básicos sobre o tema, dispersos na literatura, principalmente, nacional.

O último livro, originalmente em espanhol, é resultado da tese de doutorado em Bioética e Biojurídica realizada pelo professor em Madrid, no período de 2006 a 2010, na Universidade Rey Juan Carlos. Dividida em seis capítulos, a obra tem por objetivo contextualizar o princípio da precaução, relacionado à bioética, desde as suas origens até os dias atuais e discutir sua aplicação nos campos das ciências da vida e da saúde.