Notícias Chapecó Intercâmbio

Professora da Universidade de Barcelona ministra palestra a acadêmicos de Educação Física

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
25 de Novembro de 2015

O curso de Educação Física, em parceria com a Mobilidade Acadêmica da Unoesc Chapecó recebeu, nos dias 9 e 10 de novembro, a visita da professora doutora Natàlia Balaguer, da Universidad de Barcelona, que ministrou palestra e workshops sobre a aplicação da Teoria dos Sistemas Complexos ao campo da Educação Física.

Natàlia Balaguer é vinculada ao Instituto Nacional de Educação Física da Catalunya (INEFC), uma instituição autônoma do Governo daquele país. Na área da pesquisa, a professora dirige um grupo consolidado chamado Complex Systems in Sport, o qual está formado por pesquisadores de diferentes âmbitos de conhecimento (ciências do esporte, medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, artes cênicas) que compartilham uma visão transdisciplinar sobre os fenômenos esportivos. Atualmente, realizam projetos de pesquisa em colaboração com universidades da Alemanha, Lituânia, Macedônia, Portugal e Estados Unidos.

A visita, além da troca de conhecimento, teve como objetivo alinhar os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Ciências da Vida, da Unoesc Chapecó, para possíveis desenvolvimentos de projetos de pesquisa que vinculem acadêmicos de ambos os países.

Para o professor Patrick Zawadzki, a relevância dos temas abordados para os acadêmicos do curso de Educação Física foi demonstrada nos experimentos de laboratório por meio de reflexões sobre o dualismo entre o corpo e a mente presente na sociedade, fato que possibilitou uma nova opção na maneira de pensar, perceber e planejar uma aula de Educação Física.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.