Notícias Joaçaba Reitoria

Reitor se reúne com acadêmicos para tirar dúvidas sobre a planilha de encargos educacionais

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
01 de Dezembro de 2015

Nesta última sexta-feira (27), o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, esteve em reunião com 20 acadêmicos da Unoesc Joaçaba, integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Neste encontro foram discutidos os itens da planilha de encargos educacionais para o ano de 2016 que geraram dúvidas entre os estudantes.

Estiveram presentes também o diretor executivo da Reitoria, Alciomar Antonio Marin, o procurador jurídico da Unoesc, Osmar De Marco, a coordenadora da Controladoria, Cleunice Fatima Frozza, além dos coordenadores das áreas de Ciências da Vida, Exatas e Tecnológicas e das Humanidades, Patricia Zilio Tomasi, Jose Carlos Azzolini e Tania Durigon, respectivamente.

Na ocasião, a coordenadora da Controladoria explicou a metodologia de elaboração da planilha e, principalmente, os itens que geraram dúvidas entre os componentes do DCE: provisão para devedores duvidosos, gastos não elencados anteriormente e bolsas de estudo.

Conforme o reitor, a redução de gastos desta planilha está sendo feita nos investimentos que abrangem a estrutura física e as novas aquisições. Para 2016, projetos como o Centro Aquático e a compra de mais de 500 computadores foram adiados.

Após os esclarecimentos, o DCE sugeriu que o acréscimo nas mensalidades fosse menor, mas por tratar-se de um reajuste que envolve toda a universidade, esse valor não pode ser negociado apenas com representantes do campus de Joaçaba.

Entenda o caso

No dia 3 de novembro, a Unoesc publicou em seu site a planilha de encargos educacionais para o ano de 2016. O documento determina como reajuste o percentual de 11,96%, sendo o valor de 12,96% para Medicina, em razão de investimentos específicos demandados pelo curso. O reajuste não é aleatório, pelo contrário, um estudo é feito para que a sua projeção atenda todos os gastos do próximo ano. Desta forma, para mostrar os custos presentes na planilha, uma reunião foi marcada com os acadêmicos do DCE.