Notícias Seminário

Seminário do Proesde socializa projetos inovadores para o desenvolvimento regional

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
17 de Novembro de 2015

Neste último sábado (14), foi realizado na Unoesc Joaçaba o 2º Seminário de Melhores Práticas do Proesde. A programação do evento envolvia as palestras sobre inovação e cidadania, a Feira de Troca Solidária e a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes de Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha, Joaçaba, Videira e Campos Novos.

O evento foi uma oportunidade para reunir cerca de 126 pessoas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), de oito Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs), que envolvem 73 municípios de SC. O Proesde consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação cidadã, a ser implementado na área de abrangência dos municípios que compõem cada SDR.

No período da manhã, o professor Charles Edsom Savaris, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc, ministrou a palestra “Inovação para o desenvolvimento regional”, tema bastante relevante para auxiliar os acadêmicos na elaboração das ações e planejamentos dos trabalhos. Em seguida, o coordenador do curso de História e da Comissão de Avaliação Institucional da Unoesc Joaçaba, professor Rogerio Augusto Bilibio, abordou o assunto “Exercendo a cidadania”. Ambas as palestras ocorreram no auditório Afonso Dresch.

A Feira de Troca Solidária, realizada no Centro de Convivência, permitiu que as pessoas trocassem objetos novos ou usados, sem o uso de dinheiro, substituindo a competição pela cooperação. No período da tarde, os estudantes ficaram por conta das apresentações de TCCs. Conforme a coordenadora do Proesde Unoesc, professora doutora Tânia Maria dos Santos Nodari, foram expostos sete projetos e escolhidos dois para serem apresentados no Seminário Estadual em Joinville, em 28 de novembro.

— O Proesde é uma grande oportunidade para os estudantes tratarem de temas relativos às dimensões do desenvolvimento sustentável e serem preparados para colaborar na promoção do desenvolvimento — destacou a coordenadora.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.