Notícias Campos Novos Capinzal Joaçaba Ensino

Temas para repensar o ensino são debatidos durante seminário na Unoesc

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
21 de Outubro de 2015

A Unoesc em parceria com o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde Licenciaturas), e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), está promovendo o Seminário Repensando o Ensino. O evento acontece de 20 a 22 de outubro em Joaçaba, 26 e 27 em Capinzal e 3 e 4 de novembro em Campos Novos.

Temas para repensar o ensino e suas metodologias serão abordados durante o evento, por meio de palestras, oficinas e mesa-redonda, reunindo professores da Unoesc e das escolas públicas, bem como acadêmicos. Além disso, estimulá-los a buscar a articulação nas suas disciplinas com os temas debatidos, também é o objetivo do seminário.

A abertura aconteceu na noite de terça-feira (20), no auditório Afonso Dresch da Unoesc Joaçaba. Estiveram presentes o pró-reitor da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, a diretora de Graduação da Unoesc Joaçaba, professora Liliane Simara Fernandes e a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, professora Jessica Romeiro Mota. Coordenadores, professores, acadêmicos e a comunidade em geral, também participaram da abertura.

Durante a sua fala, o pró-reitor de Graduação relatou sobre as ações desenvolvidas na Unoesc em parceria com a assessoria pedagógica, buscando inovar o processo de ensino e aprendizagem. A universidade, está atenta às novas metodologias.

— Estamos buscando uma maneira diferente de ensinar, tentando modificar a nossa realidade de ensino na universidade. Atualmente somos 967 professores em todos os campi, grupo que tem o grande compromisso de desenvolver a região — falou o professor Ricardo.

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professora Jessica Romeiro Mota, destacou a importância em debater o ensino, especialmente sobre a atuação do aluno e professor neste processo. Para ela, é necessário discutir novos caminhos.

— Nós precisamos pensar diferente, não pensar nas mesmas coisas esperando resultados diferentes — enfatizou.

Para falar sobre as novas metodologias utilizadas no Centro Salesiano de São Paulo (Unisal), e no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), uma mesa-redonda foi realizada com os professores doutores José Lourenço Junior e Rafael Oliveira de Ávila, envolvendo a temática “Metodologias ativas: experiências da UniBH e da Unisal”.

A metodologia ativa é um novo formato de ensino e aprendizagem, que possui como característica a inserção do aluno como principal agente responsável pela sua aprendizagem. A finalidade é torná-lo protagonista no processo de construção do conhecimento, sendo o docente um parceiro e motivador.

José Lourenço Junior apresentou algumas metodologias utilizadas no Unisal, como a peer instruction (aprendizagem pelos pares) e a team based learning (aprendizagem baseada em equipe). Também falou sobre os laboratórios e salas de aula diferenciadas, que auxiliam no aprendizado dos alunos.

Além de citar sobre as metodologias da UniBH, Rafael Oliveira de Ávila falou sobre a grande transformação no mundo da educação, desafiando os alunos e os profissionais dia a dia. Por esta razão, novas formas de relacionamento e aprendizagem devem ser aplicadas.

Programação

Para conferir a programação completa do Seminário Repensando o Ensino, na Unoesc Joaçaba, Capinzal e Campos Novos, e também efetuar a inscrição, basta acessar o site da Unoesc. A participação é gratuita.