Notícias Bolsa de Pesquisa

Unoesc abre processo de seleção para bolsas do PIBIC e PIBITI

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
28 de Abril de 2015

A Unoesc está com inscrições abertas para a concessão de bolsas de pesquisa oriundas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São 18 bolsas disponíveis através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) e 11 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).  

Os acadêmicos, regularmente matriculados em um curso de graduação da Unoesc, podem submeter suas propostas de pesquisa em formato digital até o dia 20 de maio junto à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do seu campus. 

O valor mensal da bolsa, para ambos os programas, será de R$ 400 por um período de 12 meses, iniciando em 1º de agosto de 2015 até 31 de julho de 2016. A pré-seleção dos projetos estará sob a responsabilidade do Comitê Institucional do PIBIC/PIBITI da Unoesc e, em última instância, pelo Comitê Externo, composto por pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, que possuem bolsa de Produtividade em Pesquisa ou em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora no CNPq.

O projeto apresentado pelo acadêmico deverá ter a orientação de um professor, que obrigatoriamente, deve possuir mestrado ou doutorado, ter carga horária mínima de ao menos 20 horas semanais na Unoesc e pertencer a um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Serão considerados na avaliação do projeto de pesquisa critérios gerais, como o perfil do orientador, o mérito técnico e científico do projeto, o perfil do bolsista, o plano de trabalho e o cronograma das atividades do aluno.

Além da documentação exigida para a inscrição, os acadêmicos deverão preencher um formulário para apresentação do projeto de pesquisa e também uma ficha de cadastro. Estes arquivos, bem como as informações e documentos necessários, estão disponíveis no edital, publicado no site da Unoesc. O CNPq também tem um espaço exclusivo na internet para tirar as dúvidas frequentes, não deixe de acessá-lo.

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.