Notícias Chapecó Bolsas de Estudo

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
23 de Outubro de 2015

A Unoesc Chapecó sedia nesta segunda-feira (26), das 8 às 17h30, o 4º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), cujo tema será “Experiências pibidianas na iniciação docente”. Participarão do evento cerca de 250 pessoas entre acadêmicos bolsistas do Pibid/Unoesc, coordenação, supervisores do programa, professores e comunidade acadêmica em geral dos campi de Chapecó, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Joaçaba, além das extensões e unidades da Unoesc.

O Pibid é uma das possibilidades de articular conhecimentos desenvolvidos na Unoesc, concretizado em uma rede de cooperação com escolas públicas de educação básica, criando oportunidades singulares de capacitação de professores. Desenvolvido pela Capes e universidades parceiras, o programa tem como finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

A coordenadora da atividade, professora Sandra Rogéria de Oliveira, explica que, pela prática, os alunos dos cursos de licenciatura aprendem a lidar com os diferentes contextos educacionais e a apontar alternativas pedagógicas que atendam aos objetivos e perspectivas em direção à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento regional.

— A atitude acadêmica motivada e incentivada pelas ações previstas nos subprojetos, oportuniza aos licenciandos romper com as tradicionais formas hierárquicas de imposição de conhecimentos prontos e imutáveis, propondo formas diferenciadas de relacionar os conhecimentos e interpretar os eventos do mundo — comenta.

Sandra observa que o Seminário Institucional justifica-se pela necessidade de socializar, capacitar e atualizar práticas dos licenciandos nas diferentes áreas do conhecimento relacionadas aos subprojetos, incentivando os bolsistas a utilizar à pesquisa e a iniciação à docência como recursos de formação técnica, ética e cidadã, bem como oportunizar a vivência de manifestações culturais.

De acordo com a coordenadora, através do desenvolvimento destas atividades pretende-se, além do ensino, possibilitar integração entre os bolsistas do Pibid, valorizando o conhecimento dos cursos e a valorização dos trabalhos realizados nas escolas de educação básica conveniadas e nas oficinas de capacitação docente.

O evento tem como objetivos socializar resultados de trabalhos de iniciação à docência realizados através do Pibid; divulgar projetos e estudos realizados no dia a dia nas escolas de educação básica integrantes do programa; oportunizar espaço para reflexão e circulação de conhecimentos resultados dos subprojetos institucionais do Pibid e oportunizar capacitação profissional em estratégias e intervenções pedagógicas nas áreas dos subprojetos.

A comissão organizadora do 4º Seminário é formada pelos professores Sandra Rogéria de Oliveira (coordenadora de área - Pibid), Celso Paulo Costa (diretor de graduação da Unoesc Chapecó), Regina Oneda Mello (coordenadora institucional do Pibid), Patricia Aparecida Pedroso (coordenadora de Gestão - Pibid), Dilva Bertoldi Benvenutti (coordenadora de Gestão - Pibid), Gilberto Pinzetta (diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Unoesc Chapecó) e Diego Beal (coordenador de extensão).

Informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3319-2600 ou pelo site da Unoesc.