Notícias Chapecó Tecnologia

Unoesc comemora classificação para a etapa nacional da Maratona de Programação

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
25 de Setembro de 2015

Os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó participaram, neste mês, da fase regional da Maratona de Programação que ocorreu em Chapecó. O evento teve como objetivo classificar equipes para a fase nacional que ocorrerá em São Paulo. Uma das classificadas foi a equipe “A_Se_Fosse_Delphi”, formada pelos alunos de Engenharia da Computação: Felipe André Zeiser e os alunos de SIS, Gean Carlos Rotta, Alessandro Biessek e Ednilson Fernando Devilla.

O coordenador dos cursos, professor Tiago Zonta, observa que neste ano, Chapecó ficou novamente entre as três maiores sedes do Brasil, reunindo 21 times e nove instituições diferentes. A Unoesc Chapecó como todo ano, inscreveu quatro times.

— Inscrevemos dois times ingressantes para estimular a cultura da maratona dentro dos cursos. A intenção é fazer com que o enfrentamento aos desafios colabore na geração de perfis de profissionais que buscam conhecimento e conseguem trabalhar sob pressão e, principalmente, em equipe — afirma Zonta.

O time ingressante do curso de Sistemas de Informação, formado por Fabricio Borges Coimbra, Junior Barki dos Anjos e Matheus Pereira Maroli conquistou o 12º lugar seguido pelo time ingressante dos alunos de Engenharia da Computação, composto por Matheus Arendt Hunsche, Alisson Zimmer e Leonardo Fernandes dos Anjos que conquistou o 13º lugar. O outro time de SIS, com os alunos Tailo Mateus Gonsalves, Lucas Isaias Bordignon Steffen e Darlyn Anderson Vailatti ficaram com o décimo quarto lugar.

Zonta, que também é o Coach das equipes, diz que o motivo da comemoração se dá, principalmente, por conseguir a classificação para a Final Nacional.

— Isso demonstra que a persistência na busca de um ideal se transforma em resultados. Além disso, o curso da Unoesc Chapecó manteve a melhor colocação entre os cursos de Sistemas de Informação da região — disse.

Unoesc Joaçaba participa do evento

A Unoesc Joaçaba também participou da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em Chapecó. As equipes Parallax e Power Rangers, formadas por acadêmicos do curso de Engenharia de Computação, conquistaram a 8ª e a 15ª posição no ranking, respectivamente.

De acordo com o professor do curso, Karl Phillip Buhr, as duas equipes foram muito bem e resolveram três problemas cada uma. O critério de desempate nesse caso é o tempo de submissão, a equipe que enviar a resposta antes ganha mais pontos.

— Participar de eventos deste porte contribui muito para a formação dos nossos acadêmicos. Eles voltam cheios de energia, empolgados com a possibilidade de participar novamente no ano seguinte, e mais maduros, no sentido de entender que para alcançar resultados ainda melhores é necessário ter disciplina e se dedicar aos estudos — afirmou o professor.