Notícias Joaçaba Seminário Sustentabilidade

Unoesc participa do 3º Seminário Regional da Água no município de Água Doce

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
09 de Julho de 2015

Nesta quarta-feira (8) ocorreu o 3º Seminário Regional da Água, no Parque de Exposições da Comunidade de Nova Vicenza, em Água Doce. Nesta edição, o tema “Inovação para a sustentabilidade” destacou o uso consciente e responsável da água. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre agricultores, estudantes, professores, pesquisadores, prefeitos, vereadores, deputados estaduais, agentes públicos e membros da comunidade.

O pró-reitor de graduação da Unoesc e presidente do Comitê Rio do Peixe, Ricardo Marcelo de Menezes, a professora do Mestrado Profissional em Administração (MPA), Eliane Salete Filippim, e o engenheiro agrônomo, Enio Mário Mendes, trabalharam na coordenação do evento e orientaram as atividades preparatórias.

— Foi um momento de grande aprendizado e integração de ensino, pesquisa e extensão, estendendo os laços do MPA para a comunidade, empresas e organizações públicas — declarou a professora Eliane Filippim.

Na palestra de abertura o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, apresentou o projeto “Cultivando água boa”. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae) e o Comitê da Bacia do Jacutinga também realizaram palestras. Além disso, alunos do ensino infantil e fundamental de Água Doce apresentaram suas pesquisas e ações sobre o tema da água e alunos da Unoesc e do MPA participaram dos debates e do apoio técnico.

Os professores e coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda fizeram desde março diversas atividades preparatórias, tais como: palestras, oficinas, debates, produção de pesquisa, releitura de obras de arte com o tema da água e elaboração de campanha para divulgação do seminário.

— Além do MPA que atuou ativamente e com êxito na organização e realização do evento, todo material de conscientização e divulgação foi elaborado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc — destacou a professora Filippim.

Para o professor Ricardo Marcelo de Menezes, a questão central do tema água é melhorar a gestão, passando pela mobilização social e uma nova postura do Estado.

— É necessário que as pessoas se preocupem com a água hoje e no futuro, e o Estado tem que promover os investimentos e instrumentos essenciais para viabilizar a qualidade e quantidade de água necessários aos vários tipos de uso, como a indústria, agricultura, consumo humano, lazer, entre outros — analisou Menezes.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.