Notícias Fórum Pesquisa

Unoesc participa do 5º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
28 de Setembro de 2015

Dirigentes e professores da Unoesc participaram, na última quinta-feira (24), do 5º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe. O evento foi realizado na Universidade do Contestado (UnC), em Concórdia, e contou com a presença do presidente da Acafe, reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

A Unoesc apresentou nove trabalhos científicos. Entre eles, na modalidade oral, estava a pesquisa da professora Regina Oneda Mello, que abordou as contribuições na formação docente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Já o professor Maurício Berté mostrou o desenvolvimento do drone salva-vidas, um aparelho que pode levar uma boia para auxílio a vítimas de afogamento.

O pró-reitor de graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes explicou sobre a educação ambiental na região da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC). A pesquisa sobre a agregação de valor à produção dos agricultores assentados, do projeto Frutos da Terra, foi articulada pelo professor Silvio Santos Junior.

Já a professora Tânia Maria dos Santos Nodari mostrou como é desenvolvido o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) na Unoesc. E a professora Michele Gaboardi Lucas discutiu o tema escolha profissional.

Na modalidade de apresentação pôster, a coordenadora de cooperação internacional e mobilidade acadêmica, professora Kaline Zeni, apresentou o cenário atual e os desafios futuros do intercâmbio na Unoesc. O professor Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes abordou a sua pesquisa sobre a produção de um tijolo-ecológico. E a professora Janes Terezinha Cerezer Kohnlein mostrou as propostas e medidas práticas do compromisso com a formação de professores.

O Fórum reuniu todas as universidades vinculadas ao Sistema Acafe e compartilhou, nos dias 24 e 25 de setembro, o conhecimento produzido pelos professores e acadêmicos de nove instituições de Ensino Superior de SC.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.