Notícias Chapecó Joaçaba Xanxerê Intercâmbio

Unoesc recebe comitiva da Universidade Autônoma de Chihuahua

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
18 de Novembro de 2015

A Unoesc recepcionou nesta segunda-feira (16) nos campi de Joaçaba, Chapecó e Xanxerê, dirigentes e professores da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), do México. Os representantes desta universidade cumpriram agenda na Unoesc, de 16 a 18 de novembro, com o objetivo de oportunizar novas formas de cooperação entre ambas.

Os representantes da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, diretor Jesús Benavides Olivera, secretário acadêmico Salvador Gonzáles Ortiz, secretário de Pesquisa e Pós-graduação Júlio César López González, bem como o diretor da Faculdade de Odontologia, Gustavo Alatorre Vallarino, e o coordenador dos Serviços de Relações Internacionais, César Eduardo Gutiérrez Jurado, estiveram em Joaçaba para conhecer as instalações e o ensino dos cursos de Medicina e Odontologia.

O encontro oficial de boas-vindas e troca de informações ocorreu na segunda (16). Pró-reitores, dirigentes, coordenadores e o setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, recepcionaram a comitiva em Joaçaba. O reitor, professor Aristides Cimadon, encontrou-se com os representantes da UACH na terça (17) e entregou as cartas de professores visitantes.

Durante o período em que estiveram no campus cumpriram uma extensa agenda de intercâmbio estudantil e cultural. Entre os locais visitados, destaca-se os laboratórios dos cursos, o Ambulatório Universitário (AMU) e o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Além disso, visitaram a Prefeitura Municipal, as unidades de saúde do município e os locais turísticos da cidade.

— Temos pontos muito semelhantes entre as duas universidades, por isso o objetivo é projetar parcerias para, no mínimo, os próximos dois anos. Elaboramos um cronograma muito positivo para 2016 e 2017 tanto para estudantes quanto investigadores — disse a coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni.

Em Xanxerê, estiverem na Unoesc o diretor da Faculdade de Zootecnia e Ecologia, Luis Raúl Escárcega e o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Florestais, Francisco Márquez Salcido. Na recepção aos visitantes, realizada por dirigentes do campus, coordenadores de cursos e professores, o presidente da Funoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, deu as boas-vindas e afirmou a importância de suas presenças.

— É uma oportunidade fundamental de estreitarmos os laços de intercâmbio que mantemos com a UACH e que possamos fortificá-los cada vez mais — destacou o dirigente.

A programação da comitiva da UACH em Xanxerê contou com visita às instalações do campus e ao Hospital Veterinário. Eles ainda participaram de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e proferiram palestra a acadêmicos e professores.

Na Unoesc Chapecó, cumpriram agenda o diretor da Faculdade de Economia Internacional, Herick Germán Valles Baca e o diretor da Faculdade de Direito, Enrique Antonio Carrete Solís. A visita, segundo a coordenadora de Mobilidade Acadêmica deste campus, professora Daiane Pavan, oportunizou a troca de conhecimentos, experiências e o fortalecimento da parceria já existente.

— Fortalecer a parceria com a Universidade Autônoma de Chihuahua, trocar experiências de ensino, pesquisa e extensão, alinhar projetos de pesquisa e apresentar nossa região aos visitantes foram os objetivos da vinda — disse a professora.

Comitiva da Unoesc no méxico

Uma comitiva da Unoesc, formada por dirigentes e coordenadores dos campi de Joaçaba e Xanxerê, estiveram no México no final de junho para observar novas metodologias e tecnologias de ensino da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH).

Durante a missão acadêmica, a comitiva da Unoesc conheceu a matriz curricular, a estrutura e os hospitais conveniados ao curso de Medicina da UACH. Também no México, estreitaram relações com outras áreas, como a do Direito – onde se pretende firmar uma parceria em investigações, pesquisas e publicações conjuntas – e as da Zootecnia, Ecologia, Ciências Agrícolas, Florestais e Agrotecnológicas, com expectativa também para parcerias no ano de 2016.  

 

*Colaboraram os assessores da Unoesc Xanxerê e Chapecó

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.