Notícias Chapecó Fórum

Vice-reitor da Unoesc participa de jornada de debates em Chapecó

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
18 de Setembro de 2015

Palestras e abordagens a respeito das potencialidades e deficiências regionais e os desafios ao desenvolvimento do grande oeste barriga-verde nortearam a Jornada de Debates ADI 20 ANOS – Catarinense de Valor promovida nessa semana em Chapecó, em comemoração aos 20 anos de fundação da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI), O objetivo foi discutir temas relacionados ao desenvolvimento e a valorização do catarinense, a identificação e solução de problemas regionais, tendências e políticas de incentivo.

Um dos palestrantes foi o presidente do Fórum de Desenvolvimento Regional do oeste e vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio De Marco. Ele disse que a crise instalada no Brasil é consequência direta da incapacidade de gestão do governo “que parece viver em outro País”. Lembrou que o governo gastou demais, gastou o que não podia nem estava autorizado a gastar. Além disso, tornou-se um governo nada proativo e muito reativo. O governo deve parar de intervir na economia, reduzir o tamanho da máquina administrativa e buscar parcerias comerciais com grandes parceiros como Estados Unidos, China e Índia. Além disso, deve propor um pacto nacional para a reforma do Estado brasileiro.

De Marco elogiou o cooperativismo como modelo de desenvolvimento regional e propôs que o governo use as universidades comunitárias catarinenses como parceiras em planos e projetos de desenvolvimento, pois elas constituem um exitoso paradigma internacionalmente reconhecido.

Também foram palestrantes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado Gelson Merísio, e o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos e vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da FIESC Mário Lanznaster.

EVENTO

A programação iniciou com apresentação institucional da ADI e boas-vindas do presidente institucional da Associação dos Diários do Interior, Dércio Rosa. Após as três preleções de Merísio, Lanznaster e De Marco, uma rodada de debates envolveu representantes dos setores cultural, econômico, industrial, comercial e serviços presentes ao evento.

A Jornada de Debates tem apoio da FIESC, da ALESC, do BRDE e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.