Unoesc Funoesc

Sobre a Funoesc

Nosso compromisso é com o desenvolvimento humano e social

A Fundação Universidade do oeste de Santa Catarina (Funoesc) é uma Instituição sem fins lucrativos, de direito privado, criada em 1968 pelo Poder Público Municipal de Joaçaba, com a participação da comunidade.

Somos a mantenedora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Nosso dever é garantir a manutenção e o aprimoramento das atividades e dos serviços oferecidos pela Universidade e pelo Hospital.

A estrutura da Fundação está distribuída por 11 cidades, localizadas desde o Extremo-Oeste até o Vale do Rio do Peixe. As maiores unidades da Universidade estão em São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Videira e Joaçaba, onde fica a sede jurídica da Fundação, a sede administrativa da Universidade e o Hospital Universitário Santa Terezinha.

Além de zelar pelo patrimônio da maior universidade da região Oeste de Santa Catarina e do HUST, estamos fortemente comprometidos com o desenvolvimento humano e social de toda a região.  A nossa identidade comunitária se reflete nas ações que desenvolvemos nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Tecnológica, Ambiental, Cultural e de Lazer. O principal objetivo é difundir o conhecimento e levar qualidade de vida às pessoas.

Como Instituição reconhecidamente de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal, trabalhamos em prol da coletividade. Somos ainda uma entidade filantrópica com autorização concedida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o que nos permite conceder benefícios, como bolsas de estudos ou outras modalidades de assistência social.

As ações da Funoesc são conduzidas pela diretoria e órgãos colegiados formados por membros da Universidade, do Hospital e da comunidade regional. O modelo de gestão baseado na colegialidade de decisão é próprio da nossa natureza comunitária e de universidade multicampi.  

A estrutura administrativa da Funoesc é composta pela Diretoria, incluindo o Presidente e o Vice; pelo Conselho de Administração, com funções executivas; pelo Conselho Curador, cuja competência é de acompanhamento e fiscalização; e pela Assembleia Geral, órgão superior e de deliberação, que tem a participação de 32 integrantes.
 

Links Relacionados

O documento apresenta as diretrizes que regulamentam o funcionamento da Funoesc. No Estatuto estão descritos os objetivos e as normas da Fundação, servindo de ferramenta para as ações dos órgãos colegiados (Diretoria, Conselho Curador, Conselho de Administração e Assembleia Geral), indicando ainda os direitos e as obrigações dos seus membros.

Estatuto

O Balanço Social da Funoesc reúne as inúmeras expressões de uma entidade criada para impulsionar o desenvolvimento regional. O documento traz as nossas ações voltadas ao benefício de alunos, docentes, técnicos administrativos e comunidade, bem como as atitudes de defesa do meio ambiental e de incentivo à cultura.

A Procuradoria Jurídica Geral (PJG) é órgão suplementar diretamente ligado à Presidência da Funoesc, Reitoria da Unoesc e Diretoria do HUST. Sua atribuição é orientar, acompanhar, emitir pareceres e coordenar as ações administrativas e jurídicas da Funoesc e suas mantidas, zelar pela segurança jurídico-institucional, possibilitando unidade de procedimentos e prevenindo possíveis demandas judiciais.

Equipe de Trabalho do Campus de Joaçaba

Osmar De Marco – OAB/SC 1.824 —) Procurador Jurídico Geral da Funoesc
Elisandra Cimadon – OAB/SC 25.780 — Advogada
Marcelo Zanoni - OAB/SC 12.858 — Advogado 
Angela Cristina Dri —  Assistente Administrativo II

Endereço

Rua Getúlio Vargas, 2125 - Bairro Flor da Serra
89600-000, Joaçaba, SC
Fone: (49) 3551-2000

Equipe de Trabalho do Campus de São Miguel do Oeste

Leonesio Eckert  — OAB/SC 7745 — Advogado
Denise Borges dos Santos da Silva — Agente Administrativo II
Rosângela Brazil — Agente Administrativo III

Endereço

Rua Oiapoc, 211 - Bairro Agostini
89900-000, São Miguel do Oeste, SC
Fone: (49)-3631-1000

Equipe de Trabalho do Campus de Videira

Alexandre Mauricio Andreani — OAB/SC 8609 — Advogado
Marcia Coser — OAB/SC 14.456B — Assessora Jurídica
Rozangela Aparecida Gomes — Auxiliar Administrativo I

Endereço

Rua Paese, 198 - Bairro Universitário
89560-000, Videira, SC
Fone: (49) 3533-4400

Equipe de Trabalho do Campus de Xanxerê

Leonir Baggio — OAB/SC 6178 — Advogado
Lia Mara Montemezzo — OAB/SC 33.341 — Assessora Jurídica

Endereço

Rua Dirceu Giordani, 696 - Bairro Jardim Universitário
89820-000, Xanxerê, SC
Fone (49) 3441-7000

Descrição das atividades desempenhadas

A Portaria n.º 15/FUNOESC/2005 estabelece no seu art. 10 que são atribuições da Procuradoria Jurídica :

I – Representar a Funoesc e suas mantidas em juízo e extrajudicialmente em todos os órgãos públicos, privados e autarquias;
II – Orientar os dirigentes da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) e suas mantidas quanto à legalidade de suas tomadas de decisão;
III – Dar parecer sobre questões específicas, inerentes às atividades acadêmico-científicas e administrativas, da Funoesc e suas mantidas;
IV – Exercer o procuratório Judicial, peticionar e acompanhar as ações em juízo e nas esferas administrativas;
V – Dar unidade aos procedimentos jurídico-legais, apontando e prevenindo possíveis demandas judiciais e passivos institucionais;
VI – Coordenar os processos judiciais no âmbito da Funoesc e suas mantidas zelando pela segurança jurídica institucional;
VII – Examinar minutas de contratos, convênios, acordos e ajustes que lhe forem submetidos;
VIII – Estabelecer normas para os processos administrativos disciplinares instaurados na Universidade e orientar, quando solicitado, os trabalhos das respectivas comissões;
IX – Evocar processo, autos e expedientes administrativos em tramitação ou arquivados, quando relacionados com matéria em exame na Procuradoria;
X – Representar a Funoesc e suas mantidas junto a conselhos, colegiados e outros órgãos que tratem de questões jurídicas pertinentes aos interesses fins da Instituição;
XI – Exercer outras atribuições solicitadas pelo Presidente da Funoesc e dirigentes de suas mantidas;
XII – Cumprir com as atribuições regimentais internas da Funoesc e suas mantidas, especialmente quando estas estiverem expressamente consignadas e vinculadas à orientação jurídica".

As demonstrações financeiras são informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro da Funoesc e suas mantidas. Seguindo o princípio da transparência, estas informações são publicadas periodicamente apresentando os resultados do gerenciamento, bem como a origem e o destino dos recursos utilizados pela entidade.

Veja as publicações

Voltar
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.