Serviços

A Biblioteca Universitária oferece vários serviços à comunidade acadêmica e a população regional.

• Empréstimo Diário: Empréstimo de materiais concedido ao professor para uso em sala de aula.

• Empréstimo Domiciliar: Empréstimo do material mediante a apresentação da carteira de usuário. Exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a universidade de acordo com sua categoria conforme manual de usuário.

• Empréstimo entre Bibliotecas da Unoesc: Serviço que possibilita ao usuário solicitar material disponível em outra biblioteca da Unoesc.

• Empréstimo EAD: disponível aos alunos matriculados nos cursos a distância da Unoesc.

Serviço oferecido ao usuário que possui material emprestado e quer renová-lo por igual período. Pode ser realizado pela Internet, desde que não tenha vencido o prazo de devolução e este não tenha reserva.

Serviço utilizado quando o usuário identifica que todos os exemplares do material desejado vinculados a sua biblioteca estão emprestados. Pode ser realizado pela Internet ou nos terminais de consulta das Bibliotecas Universitárias da Unoesc. Este material ficará na reserva por 48 horas, a partir da liberação deste.

ATENÇÃO! O usuário só poderá reservar material da biblioteca a que está vinculado.

Serviço que consiste na apresentação da Biblioteca Universitária da Unoesc proporcionando maior integração do usuário e biblioteca.

A visita inclui:

• orientação quanto ao uso da biblioteca;

• serviços e produtos disponíveis nas bibliotecas;

• orientação para utilização do Sistema Pergamum com relação aos procedimentos utilizados, como consulta, localização da obra no acervo, empréstimo, renovação, reserva e outros;

• orientação para acesso da Base de Dados on-line.

O ICAP tem como objetivo criar um serviço de indexação compartilhada de artigos de periódicos nacionais, editados pelas Instituições que fazem parte da Rede Pergamum. Para utilização dos alunos e professores.

Capacitar acadêmicos a usar o Sistema Pergamum, as Bases de Dados, a Biblioteca Virtual e outros serviços oferecidos. Através de um treinamento oferecido pelo pessoal das Bibliotecas.

Os cursos, abaixo relacionados, são oferecidos à comunidade acadêmica a convite do professor ou da turma interessada.

Acesso a bases de dados disponíveis on-line, interdisciplinares e/ou por áreas específicas com o objetivo de ajudar o usuário a:

• conhecer os sistemas de recuperação da informação, arquitetura das bases de dados e a organização da informação nas diferentes áreas do conhecimento;

• ter competência para elaborar sua estratégia de busca usando os conectores booleanos;

• ampliar seus conhecimentos dos recursos disponíveis na biblioteca eletrônica.

A Biblioteca orienta seus usuários quanto à normatização de monografias, referências, artigos de periódicos, resenhas críticas e resumos, de acordo com as Normas da ABNT:

• NBR 6022 – Apresentação de artigos científicos;

• NBR 6023 – Elaboração de Referências;

• NBR 6024 – Numeração Progressiva das Seções de um Documento;

• NBR 6027 – Sumário – Apresentação;

• NBR 6028 – Resumos e resenhas;

• NBR 10520 – Citações em documentos;

• NBR 14724 – Apresentação de trabalhos acadêmicos;

Você pode agendar um horário individual ou em grupo, para tirar suas dúvidas quanto à normatização de trabalhos acadêmicos, elaboração de referências, citações, artigos científicos, resenhas, resumos etc.

O Setor de Processamento Técnico elabora fichas catalográficas de Teses, Dissertações, Monografias e TCCs defendidas na UNOESC. A Catalogação na Publicação (Ficha catalográfica) reúne num único lugar, segundo a NBR 14724 no verso da página de rosto, dados pertinentes à obra, como nome do autor, instituição de defesa, ano de defesa e principais assuntos.

Esta ficha é elaborada seguindo as normas do Anglo American Cataloguing rules AACR2. Para solicitar a ficha o autor deve encaminhar o trabalho completo após a aprovação da banca e as devidas correções, para o e-mail aos cuidados do seu respectivo campus:

Biblioteca Universitária Unoesc Campus I: biblioteca.jba@unoesc.edu.br
Biblioteca Universitária Unoesc Videira: biblioteca.vda@unoesc.edu.br
Biblioteca Universitária Unoesc São Miguel do Oeste: biblioteca.smo@unoesc.edu.br
Biblioteca Universitária Unoesc Chapecó: biblioteca.cco@unoesc.edu.br
Biblioteca Universitária Unoesc Xanxerê: biblioteca.xxe@unoesc.edu.br

Prazo: Favor solicitar a ficha com 48 horas, úteis, de antecedência.

Dúvidas entrar em contato 49 – 3551-2031 / 2030

Devolva seu material em qualquer campi da Unoesc. Será considerada Data devolução efetiva no momento da entrega do material. Caso necessário envio do material via correia, será considerada Data devolução efetiva a data do carimbo de postagem.

Serviço que permite o usuário receber informações dos materiais incorporados ao acervo da Biblioteca Universitária da Unoesc, para usufruir desse serviço fazer cadastro no Acesso usuário.

Serviço que possibilita ao usuário obter cópias de artigos de periódicos especializados nacionais ou estrangeiros, teses, trabalhos publicados em anais de congressos e capítulos de monografias não existentes no acervo das Bibliotecas Universitárias da Unoesc.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.