Página inicial O que acontece 3º Circuito Regional e 1º Seminário Internacional têm foco na Ciência, Tecnologia e Inovação
Não categorizado Inovação Joaçaba Chapecó

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, o 3º Circuito Regional, que integra o 28º Seminário de Iniciação Científica e o 15º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unoesc, iniciou nessa segunda-feira (24). O evento, que também conta com o 1º Seminário Internacional, segue com atividades presenciais e […]

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, o 3º Circuito Regional, que integra o 28º Seminário de Iniciação Científica e o 15º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unoesc, iniciou nessa segunda-feira (24). O evento, que também conta com o 1º Seminário Internacional, segue com atividades presenciais e remotas até sexta-feira (28).

A cerimônia de abertura foi realizada no campus de Chapecó, na presença de dirigentes, professores, acadêmicos e egressos da Universidade, além de docentes e estudantes de escolas de ensino médio, profissionais de diferentes áreas de atuação e comunidade regional. O ato foi marcado por apresentações da Associação Coral Chapecó.

— Um evento voltado à produção de conhecimento. Que ele seja primoroso e nos oriente a melhorar, a cada dia, o serviço, o ensino, a pesquisa, a iniciação científica, a tecnologia, a inovação e a Universidade como um todo, para que ela possa ser um grande instrumento de desenvolvimento no meio em que está inserida. Parabenizo os organizadores e desejo sucesso — destacou o Reitor da Unoesc, professor Dr. Aristides Cimadon.

— Tanto a teoria levantada pela pesquisa básica, quanto os experimentos conduzidos na pesquisa aplicada, têm como objetivo a utilização de toda a informação disponível para a criação de novas tecnologias e métodos, transformando a sociedade atual. É nosso papel produzir conhecimento, socialmente relevante e eticamente responsável, comprometido com a qualidade do ensino de Graduação, Pós-graduação e com a extensão universitária — ressaltou a pró-reitora acadêmica, professora Lindamir Secchi Gadler.

— Um momento importante para a Unoesc, especialmente para compartilhar os resultados e verificar o que a Instituição vem desenvolvendo por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão — enalteceu o coordenador do Núcleo de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Nupei), professor Dr. Fábio Lazzarotti, lembrando que outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Após a abertura, uma mesa-redonda foi ministrada pelo secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor Dr. Paulo Ivo Koehntopp, e pela assessora de Planejamento e Programas e Estratégico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), professora Dra. Luciana Flor Correa Felipe. Os debates foram mediados pelos professores Fábio Lazzarotti e Lindamir Secchi Gadler.

A programação do Circuito Regional tem continuidade até sexta-feira (28), com a socialização de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Mais de 600 trabalhos, submetidos por docentes, discentes, pesquisadores e egressos da Unoesc, serão apresentados de forma presencial em cada campus.

Já o 1º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável será realizado de forma presencial e remota, na quinta (27) e sexta-feira (28), das 8h30 às 17h30, na Unoesc Chapecó. A transmissão será pelo YouTube, conforme programação disposta no site da Unoesc.

Saiba mais

O Circuito Regional oportuniza um espaço de integração entre profissionais, organizações, empreendedores individuais, pesquisadores, docentes e discentes de todas as áreas do conhecimento, visando ao compartilhamento e à divulgação de estudos e pesquisas, a difusão da ciência, da tecnologia, da extensão e da inovação. O evento fortalece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Em 2022, é a primeira vez que o Circuito também acontece no formato presencial, já que nos dois últimos anos, em função da pandemia, ele foi 100% on-line.