Página inicial O que acontece Acadêmicas de Fisioterapia da Unoesc apresentam TCC sobre estudo realizado em Piratuba
Não categorizado Joaçaba

Acadêmicas de Fisioterapia da Unoesc apresentam TCC sobre estudo realizado em Piratuba

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das acadêmicas de Fisioterapia da Unoesc, Eduarda Walter Serafini e Kelly Caroline Broetto, abordou o tema “Fenótipo de fragilidade e fatores associados em idosos do Meio-Oeste de Santa Catarina”. Para o trabalho, foram pesquisados 202 idosos de Piratuba. As acadêmicas analisaram o perfil de fragilidade e os fatores associados a idosos […]


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das acadêmicas de Fisioterapia da Unoesc, Eduarda Walter Serafini e Kelly Caroline Broetto, abordou o tema “Fenótipo de fragilidade e fatores associados em idosos do Meio-Oeste de Santa Catarina”. Para o trabalho, foram pesquisados 202 idosos de Piratuba.

As acadêmicas analisaram o perfil de fragilidade e os fatores associados a idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde do município. Elementos científicos embasaram o estudo, sobre as questões corporais de peso e musculatura, além de medicamentos de uso contínuo e atividades físicas.  

— Estabelecido o contato com a Secretaria de Saúde, a conversa com os idosos, por meio das reuniões dos grupos de convivência, foi essencial para a coleta dos dados — ressalta uma das acadêmicas.

A fragilidade foi associada a idosos menos ativos e com maior índice de quedas, uso de medicamentos e comorbidades. Já os idosos ativos apresentaram maior força muscular e capacidade pulmonar. Com base nos estudos, a sugestão é a inclusão de programas preventivos que podem influenciar na saúde dos idosos piratubenses de maneira positiva.

O trabalho teve a orientação da professora Dra. Chrystianne Barros Saretto. A banca ainda contou com a professora Cláudia Elisa Grasel, Doutora em Ciências da Saúde pela Unochapecó, e o docente Antuani Bapstistella, Doutor em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. A defesa, realizada nesta semana, foi acompanhada pelo prefeito em exercício de Piratuba, Vanderlei Weber, que, na oportunidade, explanou sobre avanços da Saúde no município.

Texto: com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Piratuba.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.