Página inicial O que acontece Acadêmico do curso de Agronomia da Unoesc realiza estágio em empresa de Pernambuco
Não categorizado Estudante Campos Novos

As uvas de mesa do Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil, pautaram o estágio curricular do acadêmico Isaac Crippa Coelho do Rosario, do curso de Agronomia da Unoesc Campos Novos. No período de 28 de março a 4 de maio, ele acompanhou a produção na empresa GrandValle Agrícola, na cidade de Petrolina, em […]

As uvas de mesa do Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil, pautaram o estágio curricular do acadêmico Isaac Crippa Coelho do Rosario, do curso de Agronomia da Unoesc Campos Novos. No período de 28 de março a 4 de maio, ele acompanhou a produção na empresa GrandValle Agrícola, na cidade de Petrolina, em Pernambuco.

A vivência integrou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado no mês de julho. As atividades envolveram o controle e distribuição de mão de obra, monitoramento de pragas e doenças, desbrota, amarração verde, adubação, irrigação, pulverização, controle de sombra, raleio, seleção de cachos, colheita e embalagem.

— A Fazenda GrandValle está localizada em região de referência mundial na produção de frutas. As informações foram repassadas pelos colaboradores de forma prática e objetiva, agregando muito conhecimento na área — ressalta Isaac, que é produtor de uvas em Tangará, no Meio-Oeste catarinense.

Apesar das regiões terem características diferentes, muitas práticas utilizadas no Nordeste podem ser aplicadas no Sul. Conforme o acadêmico, a empresa trabalha com produtos naturais, sem conservantes ou aditivos. Além disso, o uso de insumos é monitorado e controlado e são adotadas ações sustentáveis visando o respeito ao meio ambiente.

— O estágio atingiu os objetivos. Sempre tive a curiosidade de conhecer o processo de produção de uvas de mesa no Vale do São Francisco e essa oportunidade foi importante para a minha vida profissional — enfatiza Isaac, que ingressou no curso no segundo semestre de 2017 e vai se formar no dia 27 de agosto.

O coordenador da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler, destaca que, além de Isaac, outros dois acadêmicos de Agronomia realizaram estágio na empresa de Petrolina no último semestre. Segundo ele, uma possibilidade de ampliar os conhecimentos e colocar em prática o aprendizado adquirido, contribuindo para a formação.

— A GrandValle, que também produz mangas e exporta para todos os países da Ásia, Europa e América, permite a conexão dos alunos com safras diferentes das nossas. Assim, após a experiência, potencializar as propriedades do Oeste de Santa Catarina passa ser uma tarefa com foco ainda maior — enaltece o coordenador.