Página inicial O que acontece Acadêmicos da Unoesc Chapecó recebem diretores da Deatec
Não categorizado Chapecó

Acadêmicos da Unoesc Chapecó recebem diretores da Deatec

Para recepcionar os calouros dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, a coordenação promoveu uma palestra com os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), na última semana. A Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec) é uma entidade sem fins lucrativos, representante do segmento tecnológico que tem […]


Para recepcionar os calouros dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, a coordenação promoveu uma palestra com os diretores da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), na última semana.

A Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec) é uma entidade sem fins lucrativos, representante do segmento tecnológico que tem como intuito, fortalecer o setor de tecnologia, gerando um incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação tecnológica. A associação surgiu em 2005 e possui abrangência territorial representativa nos municípios que compõe o Oeste e o Extremo Oeste catarinense. A Deatec tem como seu público alvo, empresas de desenvolvimento de hardware, software e sistemas de automação com cunho inovador.

Durante a palestra, o presidente da Deatec, Ernani Zottis, disse que entre os principais desafios da entidade estão o de promover a melhoria constante da gestão das empresas associadas; a qualificação de profissionais para atender as demandas de TI; o acesso à novos mercados; o reconhecimento da região Oeste de SC como polo empresarial de base tecnológica; e a habilitação e certificação das empresas para o mercado internacional.

Zottis reforçou a preocupação da entidade com o baixo número de formandos nos cursos de TI, que apesar de ser um setor em ascensão e com uma média salarial superior a de outros segmentos, ainda falta mão de obra especializada. Ele desafiou os acadêmicos a permanecerem firmes na busca pelo título e, sobretudo, pelo conhecimento, pois as vagas existem e a possibilidade de crescimento profissional é notória.

O presidente também falou das conquistas da entidade como a Lei de Inovação e o Parque Tecnológico e apresentou os projetos de capacitação continuada e o Geração Tec.

Participaram do encontro, os diretores André João Telocken e Francis Marcel Post, o empresário Artelides Bordignon, e o gerente executivo da Deatec, Gean Centenaro. Eles reforçaram a importância da dedicação aos estudos, além da grade curricular do curso, do raciocínio lógico, e da força do associativismo como estratégia de desenvolvimento empresarial.

O coordenador dos dois cursos, professor Tiago Zonta, lembrou que, atualmente, o cenário é muito diferente de quando ele concluiu a graduação, quando as possibilidades de mercado, aqui na região eram remotas e os profissionais pouco valorizados. Segundo ele, hoje, para aqueles que se dedicarem, existem muitas possibilidades tanto nas empresas quanto para abertura de novos negócios.

Além dos representantes da Deatec, também conversou com os acadêmicos, o empresário Ricardo Fachinello que projetou uma janela inteligente e falou das oportunidades existentes para ideias se tornarem, realmente, empreendimentos que possam vir a fazer parte da Deatec e reforçar ainda mais os investimentos neste segmento na região.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.