Acadêmicos da Unoesc disputam título de Universidade mais empreendedora de SC no Reuni Challenge
A Unoesc, esteve participando entre os dias 10, 11 e 12 do Reuni Challenge. O evento foi organizado pela Orion Parque Lages, um dos centros de inovação do estado que integram a Rede Catarinense de Inovação, e contou com o apoio da Fapesc e da Acafe. O evento é uma competição entre as universidades do […]
Publicado em 14/09/2021
Por ADM UNOESC

A Unoesc, esteve participando entre os dias 10, 11 e 12 do Reuni Challenge. O evento foi organizado pela Orion Parque Lages, um dos centros de inovação do estado que integram a Rede Catarinense de Inovação, e contou com o apoio da Fapesc e da Acafe.
O evento é uma competição entre as universidades do estado de Santa Catarina, representadas por equipes formadas pelos seus alunos, e teve por objetivo definir qual a universidade mais empreendedora do estado, além de inserir as instituições no ecossistema empreendedor de inovação, instigar e desenvolver o potencial empreendedor do acadêmico. As universidades poderiam participar da competição com até três times por campus. A Unoesc participou com times nos campi de Joaçaba, Maravilha, Chapecó, Videira e Xanxerê, sendo que os times de Chapecó e Maravilha ficaram entre as 12 equipes finalistas do Estado.
Três equipes compostas por acadêmicos dos cursos de graduação da Unoesc Joaçaba e uma equipe do IFC Luzerna estiveram reunidas durantes os três dias de competição no espaço Unoesc Connect, localizado no Polo Inovale, onde puderam debater, trocar experiências e serem orientados pelo time de professores da Agência de Inovação e Relações Institucional (AGIR) e da universidade. Nos demais campi, onde os acadêmicos se reuniram presencialmente, professores da Unoesc deram o suporte aos participantes.
O diretor do centro de inovação Inovale, professor Ricardo Antonello destaca a importância do evento que permitiu a esses jovens, interessados em dedicar o final de semana para desenvolver negócios e tirar ideias do papel, a oportunidade de apresentarem seus projetos, podendo resultar em startups criadas e constituídas com base na ideia proposta durante o Reuni.
— Esses jovens vão sair com um grande conhecimento, com experiência prática de como criar uma empresa do zero além de ter a oportunidade de ver como se faz essa idealização, essa criação de uma startup e claro, essa estruturação de ideias que eles estão fazendo poderão aplicar futuramente para a criação de sua própria empresa — reitera Antonello.
Conforme a diretora da AGIR, professora Jéssica Romeiro Mota, o intuito do Reuni Challange é que, diante dos desafios propostos ou das ideias defendidas pelos próprios grupos, seja determinado um problema, validado e desenvolvido um modelo de negócio a partir disso. A professora ainda destaca que o evento possibilita ao estudante a oportunidade de ter uma experiência do que é empreender, o que é inovar, de se relacionar com estudantes de outros cursos, por meio desta interdisciplinaridade, de entender de fato como é que se coloca com uma empresa no mercado.
— Mais do que buscar o título de universidade empreendedora, o que nos motiva é ter essa mobilização e qualificação dos estudantes, poder usar a sala da Unoesc aqui no Polo Inovale, ter o apoio dos habitats de inovação, incubadora, pré-incubadora, enfim, esse é o papel da Unoesc, não só a sua missão, mas também a necessidade de oportunizar isso para os seus estudantes — finaliza a diretora da AGIR.