Acadêmicos de Agronomia realizam visitas técnicas no Paraná
Acadêmicos do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê realizaram visitas técnicas à Embrapa Soja e a pequenos produtores rurais da cidade de Marialva (PR), acompanhados do professor Gilberto Luiz Curti. Na sexta-feira (19), foi realizada a visita a Embrapa Soja na cidade de Londrina, sendo possível participar de palestras com o pesquisador Dr. Osmar Conte […]
Publicado em 26/10/2018
Por ADM UNOESC

Acadêmicos do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê realizaram visitas técnicas à Embrapa Soja e a pequenos produtores rurais da cidade de Marialva (PR), acompanhados do professor Gilberto Luiz Curti.
Na sexta-feira (19), foi realizada a visita a Embrapa Soja na cidade de Londrina, sendo possível participar de palestras com o pesquisador Dr. Osmar Conte que falou sobre o histórico evolutivo da soja e as perspectivas e demandas do setor, e o pesquisador Dr. Adilson de Oliveira Junior palestrou sobre os diversos programas que a Embrapa Soja vem atuando no desenvolvimento da cultura e as linhas de pesquisa desenvolvidas.
Também foi realizada uma visita aos laboratórios de Tecnologia de Sementes, Fitopatologia e Entomologia de Sementes, estrutura de máquinas agrícolas, estufas onde são desenvolvidas pesquisas com doenças de soja bem como a vitrine tecnológica, área onde são desenvolvidas atividades de pesquisa de campo nas culturas de soja e girassol.
No domingo (20), foram realizadas visitas no município de Marialva, considerada capital das uvas finas de mesa. O grupo foi recepcionado no Parque da Uva pelo secretário de turismo da cidade para visitar o Museu da Uva. Em seguida, iniciaram-se as visitas técnicas em propriedades rurais de Marialva, onde são cultivados morango e pitaia, em sistema de cultivo orgânico, e o cultivo de flores de corte como rosas, dracenas e murta, cultivo de orquídeas e rosas do deserto, cultivos de uvas finas e de café.
— Em cada propriedade foi observada a teoria recebida pelos alunos e naquele momento apresentado com a atividade prática. É de extrema importância que os acadêmicos realizem esta associação da informação, pois possibilita compreender melhor as atividades propostas em sala, bem como familiarizar com as áreas de atuação do engenheiro agrônomo — destacou o professor Gilberto Luiz Curti.
O contato com a realidade da profissão é fundamental pois oferece ao acadêmico novas experiências. É a oportunidade de conhecer, observar, perguntar e ampliar o conhecimento sobre a prática profissional e o mercado de trabalho, bem como estabelecer uma rede de contato com empresas e colegas de profissão.
A coordenadora do curso de Agronomia, professora Marcieli Maccari, destaca que as visitas técnicas são extremamente importantes para que o acadêmico conheça novos espaços, novas alternativas, novos métodos e instrumentos de atuação.
— O curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê realiza esta viagem anualmente, porque além de conhecer o maior centro de pesquisa em soja do Brasil, a Embrapa, através das visitas técnicas realizadas em Marialva foi possível demostrar ao nosso acadêmico várias oportunidades de negócios rentáveis que são pouco conhecidos no Oeste Catarinense, afirmou a professora Marcieli.
*Com informações do professor Gilberto Luiz Curti.