Página inicial O que acontece Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam práticas comunitárias
Não categorizado Inserção Social Joaçaba

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam práticas comunitárias

A Unoesc busca aproximar seus cursos da realidade social do entorno ao qual está localizada, de forma que possam aplicar seus conhecimentos em prol da sociedade. Nesse contexto, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, oferecido em Joaçaba, desenvolveram atividades de práticas extensionistas comunitárias entre os meses de março e junho. As atividades foram […]


A Unoesc busca aproximar seus cursos da realidade social do entorno ao qual está localizada, de forma que possam aplicar seus conhecimentos em prol da sociedade. Nesse contexto, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, oferecido em Joaçaba, desenvolveram atividades de práticas extensionistas comunitárias entre os meses de março e junho.

As atividades foram desenvolvidas na cidade de Herval d’Oeste e tiveram como tema “Espaço Urbano: Diagnóstico Histórico, Social e Funcional”. O projeto buscou avaliar a interação da sociedade com os espaços, verificando as características e demandas dos locais selecionados, bem como diagnosticar as condições funcionais quanto ao uso, qualidade, acessibilidade e segurança.

Na praça Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha, os acadêmicos buscaram compreender como ela foi constituída e está sendo aproveitada atualmente. Pesquisaram sobre a origem e as condições atuais analisando fotos, a planta e fontes bibliográficas. Na área central da cidade, identificaram as irregularidades dos mobiliários e fizeram análise das calçadas e das escadarias. Após os estudos, para cada local, elencaram melhorias como: manutenção e limpeza frequentes, adequação da acessibilidade, manutenção das placas de sinalização de trânsito e dos postes de iluminação, implantação de parklets, bicicletários, lixeiras e bancos, novas pinturas em meios-fios e ajuste e padronização do tamanho das rampas de acesso e faixas táteis.

No fim do semestre, os acadêmicos socializaram seus estudos com os demais acadêmicos da turma, com a coordenadora do curso, professora Scheila Lockstein, e com a professora Gislaine Luvizão, responsável pelo componente curricular. Na oportunidade, eles entregaram um relatório com o diagnóstico e prognóstico das áreas estudadas, que servirão como base para as intervenções planejadas.

— Os objetivos das práticas extensionistas comunitárias foram atingidos por desenvolverem avaliações de aplicação em suas áreas de conhecimento que contribuem para o bem-estar da sociedade, integrando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Comunitária — afirmou a professora Scheila Lockstein.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.