Página inicial O que acontece Acadêmicos de Ciências Contábeis, de Xanxerê, debatem a ética profissional
Não categorizado Geral Xanxerê

Acadêmicos de Ciências Contábeis, de Xanxerê, debatem a ética profissional

Os acadêmicos da 9ª fase do curso de Ciências Contábeis, da Unoesc Xanxerê, participaram, ontem (15), de uma mesa-redonda com a delegada do CRC-SC para a região da Amai, Sedirlei Dagort, e com a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Xanxerê e região (Sindicont), Elaine Guarnieri. Entre os assuntos da mesa-redonda, a atuação do CRC-SC, […]


Os acadêmicos da 9ª fase do curso de Ciências Contábeis, da Unoesc Xanxerê, participaram, ontem (15), de uma mesa-redonda com a delegada do CRC-SC para a região da Amai, Sedirlei Dagort, e com a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Xanxerê e região (Sindicont), Elaine Guarnieri.

Entre os assuntos da mesa-redonda, a atuação do CRC-SC, a elaboração da Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), as funções do Sindicont, registro profissional, a ética e os contabilistas, além de questões atuais e pertinentes à profissão.

O evento, organizado pelo componente curricular de Ética Profissional, ministrado pela professora Jane Téo, objetivou esclarecer sobre diferentes assuntos, para aproximar os acadêmicos formandos tanto com a entidade de classe (o CRC) quanto com o sindicato da categoria que farão parte, além de debater sobre a profissão.

– Buscamos, com isso, trazer a visão e expectativas do mercado de trabalho – explica a professora Jane Téo.

Na avaliação da professora, a mesa-redonda foi muito positiva, principalmente por tematizar a ética profissional.

– A ética se faz necessária na atuação do contador e é responsável pela credibilidade e pelo crescimento profissional, aliada sempre ao domínio da técnica e à atualização constante. A atuação na área da contabilidade predispõe um cenário vulnerável aos atos que ensejam corrupção, fraude, propina, etc. Então, o profissional precisa reforçar a sua ética, para não adotar tais posturas, e se destacar enquanto profissional de confiança para o mercado. E reforçamos essa importância através de diferentes circunstâncias apresentadas em sala de aula que possibilitem uma reflexão sobre quais posturas o acadêmico quer seguir na sua atuação profissional, levando em consideração o Código de Ética Profissional do Contador – analisa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.