Acadêmicos de Design visitam a Rede Globo e participam da Feira Pixel Show
Acadêmicos de Design da Unoesc Pinhalzinho participaram, entre os dias 7 e 11, de uma viagem de estudos a São Paulo. Os estudantes visitaram a Rede Globo, o Escritório de Design Meza, a Bienal de Artes, o Shopping D&D, a Loja Toc&Stok, a Rua Oscar Freire e a maior feira de criatividade e de design […]
Publicado em 19/11/2018
Por ADM UNOESC

Acadêmicos de Design da Unoesc Pinhalzinho participaram, entre os dias 7 e 11, de uma viagem de estudos a São Paulo. Os estudantes visitaram a Rede Globo, o Escritório de Design Meza, a Bienal de Artes, o Shopping D&D, a Loja Toc&Stok, a Rua Oscar Freire e a maior feira de criatividade e de design gráfico da América Latina: a Pixel Show. Segundo a coordenadora do curso, professora Lidiane Camiloti, a viagem foi importante para o crescimento profissional dos acadêmicos.
— As visitas agregaram conhecimentos na área do design gráfico, de produto, moda e de interiores. Ver e viver um pouco do design em São Paulo foi uma experiência que ficará na memória dos estudantes — avalia a professora.
Na Rede Globo, os acadêmicos conheceram os cenários e estúdios, onde são gravados os programas Altas Horas, Domingão do Faustão, Só Toca Top, Bem Estar, Globo Esporte, Jornal Hoje e Globo Rural. No G1, participaram de uma palestra com o redator Juan Manuel Crisafulli e entenderam como se cria, aplica e gerencia os efeitos 3D, a iluminação, a organização de cenários e filmagens.
O Escritório Meza também integrou o roteiro da viagem de estudos. No local, foi possível conhecer como ocorre todo o processo de criação, elaboração e apresentação de projetos de design. O escritório atende no Brasil e também em Los Angeles nos Estados Unidos.
Na Rua Oscar Freire, no Shopping D&D e na Toc&Stok, os estudantes observaram a inserção do design em empresas de grande porte; a composição e organização de vitrines; layouts de marcas e tiveram acesso a diversos projetos criados e assinados por designers.
Os estudantes também participaram da Bienal de Artes e visualizaram relações artísticas e culturais entre os artistas envolvidos. O tema escolhido pelo curador do evento foi “Afinidades afetivas”.
— Historicamente, as bienais funcionam como uma plataforma pedagógica para conectar artistas de diversos países, formar um gosto ‘moderno’ e internacionalizar a produção brasileira — comenta a professora Lidiane Camiloti.
Pixel Show
A maior feira de criatividade da América Latina, a Pixel Show, também fez parte da viagem de estudos. A feira contou com workshops, live painting, bandas, exposições e tecnologia. O evento teve como tema “Tendências, Inspirações e Economia Criativa” e discutiu assuntos atuais sobre arte contemporânea e mercado de trabalho, inspirando jovens e profissionais experientes.
Para o acadêmico Willian Westenhofen, a viagem agregou novos conhecimentos.
— A viagem abriu novos horizontes no que diz repeito à criatividade e à inovação. Visitamos lugares sensacionais como a Rede Globo e o Escritório de Design Meza — conclui o estudante.