Página inicial O que acontece Acadêmicos de Fisioterapia da Unoesc São Miguel atendem atletas do Ultra MTB Pepiri
Não categorizado Esporte São Miguel do Oeste

Estudantes de diferentes fases do Curso de Fisioterapia, da Unoesc São Miguel do Oeste, prestaram atendimento de recuperação pós-competição aos atletas do desafio internacional de mountain bike Ultra MTB Pepiri, que foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no município de Paraíso/SC. Juntamente com a equipe da Clínica Biofuncional e sob supervisão dos […]

Estudantes de diferentes fases do Curso de Fisioterapia, da Unoesc São Miguel do Oeste, prestaram atendimento de recuperação pós-competição aos atletas do desafio internacional de mountain bike Ultra MTB Pepiri, que foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no município de Paraíso/SC. Juntamente com a equipe da Clínica Biofuncional e sob supervisão dos professores William Woitchunas e Viviane Azzi, os acadêmicos realizaram técnicas manuais de recovery, auxiliando os atletas na sua recuperação, diminuindo o risco de lesões tardias e melhorando sua performance para a segunda etapa. Antes de iniciar o atendimento, o fisioterapeuta Dr. André Schultz repassou aos estudantes detalhes sobre o esporte, enfatizando as regiões sobrecarregadas durante a competição.

— Em eventos desse porte, serviços de recuperação muscular são essenciais, para que os atletas que estão desgastados da primeira etapa, possam se recuperar a tempo para concluir a segunda etapa — reforça Schultz.

Para o acadêmico da 8ª fase, Rodrigo Biesdorf, essa foi uma grande oportunidade para colocar em prática os conteúdos aprendidos na graduação.

— Para mim o evento trouxe uma experiência positiva. É um ambiente diferente e complemento para a formação profissional, exatamente por exigir uma tomada de decisão rápida, além de treinar a capacidade de resoluções em tempo reduzido e toda a pressão que a área esportiva gera — comenta Biesdorf.

A coordenadora do Curso, Viviane Bolfe Azzi, ressalta que essa foi a primeira experiência do curso em uma competição de ciclismo.

— Os estudantes puderam identificar as particularidades da modalidade e, principalmente, a exaustão com que os atletas finalizavam esse tipo de prova. Por ser uma competição de dois dias, foi gratificante perceber a importância que os atletas deram ao empenho dos estudantes, considerando significativo o atendimento realizado no primeiro dia, para o desempenho na prova da segunda etapa — destaca a coordenadora.

SOBRE O ULTRA MTB PEPIRI

O Ultra MTB Pepiri é um evento internacional de mountain bike, no qual os atletas percorrem trilhas por matas brasileiras e argentinas. Esta é única prova de ciclismo que une Brasil e Argentina. A primeira edição foi organizada em 2015, no trajeto entre San Pedro (Missiones, Argentina) a São Miguel do Oeste, com a presença de 50 ciclistas de quatro países (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai).

A sexta edição, realizada em 2022, contou com 270 inscritos em diversas categorias. O percurso foi dividido em duas etapas, sendo a primeira de 63 km pela mata de Paraíso/SC e a segunda com 70 km de travessia internacional. A trilha conta com muitos obstáculos naturais, como raízes e pedras soltas, trajetos íngremes, riachos, com a chuva e muita lama. Como recompensa, os atletas contemplam belas paisagens e experienciam a superação. O evento, além de estimular o esporte, incrementa o turismo na região.